Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

SALVADOR: Prefeitura ultrapassa marca de 800 casas reformadas pelo Morar Melhor no IAPI


 Fotos: Betto Jr./ Secom
Reportagem: Priscila Machado/ Secom


A Prefeitura de Salvador ultrapassou a marca de 800 casas reformadas na região do IAPI pelo programa Morar Melhor na noite desta quarta-feira (19) com a entrega de mais 200 imóveis requalificados na localidade. A solenidade de entrega ocorreu na localidade do Brongo, reunindo o prefeito Bruno Reis e diversas autoridades municipais e lideranças.


Esta é a terceira vez que o bairro é contemplado com o programa. Ao todo, 878 casas já foram reformadas na região. Segundo o prefeito, o Morar Melhor já requalificou mais de 41 mil residências desde o seu início e, até o próximo ano, vai superar a marca de 50 mil casas reformadas. “Esse programa tem a capacidade de devolver a dignidade das famílias. O propósito maior é seguir realizando o sonho das pessoas, proporcionando uma cidade melhor, mudando e transformando de verdade a vida das pessoas”, afirmou.


O prefeito ainda anunciou outras intervenções na região, como a cobertura da quadra da Escola Municipal Dr Marcos Vinicius Vilaca e a reforma da quadra da localidade, além da cobertura do canal do Brongo e de uma escadaria na região.
Moradora há 27 anos da comunidade, Magnólia Lopes, de 57 anos, se emocionou ao ver a casa reformada. “A minha reação foi de choro de alegria, assim como a vizinhança, todos estão felizes e parabenizando por eu ter sido escolhida para fazer essa maravilha aqui. Você pode entrar e ver logo a diferença. Tem gente que vê e não acredita devido à situação que a gente viveu há alguns anos e agora o nome do programa Morar Melhor é a palavra adequada, porque nós vamos morar melhor”, disse.


Na casa dela, foram realizados serviços de pintura, reboco, implantação de três portas e uma janela, além da construção do banheiro em um lugar melhor, com piso, chuveiro, sanitário e pia. Dona Magnólia vive no local com os filhos Naiara Lopes, Ludmila Lopes e Samuel Lopes, além da neta Maila Lis de 3 anos, que tem microcefalia.


Funcionamento – Por meio do programa, a Prefeitura vem garantindo melhorias nos lares, de acordo com a escolha e indicação dos próprios moradores. Os serviços vão desde pintura e reboco à colocação de novo telhado, portas, janelas, pia e vaso sanitário, com o limite de R$11 mil por habitação para as obras. O valor foi ampliado no início deste ano pelo prefeito Bruno Reis. Antes o limite de investimento para cada residência era de R$7 mil.


Os critérios adotados são a precariedade dos bairros, baseado em dados do IBGE 2010; maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento; maior predominância de pessoas abaixo da linha da pobreza; maior predominância de mulheres chefe de família; maior densidade habitacional e precariedade habitacional obtida pela observação de campo. Não são contemplados imóveis em situação de risco, imóveis de aluguel ou famílias que apresentem renda superior a três salários mínimos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS