Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Lançado pela Prefeitura, programa Invista Salvador reúne mais de 30 ações para atrair novos negócios




Foto: Betto Jr./ Secom
Reportagem: Vitor Villar/ Secom

O programa Invista Salvador, lançado pela Prefeitura nesta terça-feira (1º), reúne mais de 30 ações que vão melhorar o ambiente de negócios, fortalecer os mercados existentes e atrair novos investimentos para a capital baiana. As medidas foram apresentadas pelo prefeito Bruno Reis e por Mila Paes, secretária de Desenvolvimento Econômico (Semdec), num evento realizado no Centro de Convenções.

Algumas medidas previstas no Invista Salvador já estão em andamento na cidade. Por exemplo, o Comitê de Desburocratização, uma estrutura que reúne diversos órgãos e visa eliminar processos burocráticos para a abertura de empresas no município. Também o SAC Empreendedor, que oferece atendimento e consultoria a pequenos e médios empresários.

Outras serão implementadas, a exemplo do portal Invista Salvador, que reunirá informações relevantes, como os programas de incentivo fiscal existentes no município. O site também trará estudos econômicos, apontando setores que estão em crescimento na capital baiana. Outra medida a ser tomada será a criação do SAC Náutico, que ajuda a resolver questões das atividades ligadas ao mar, e a abertura de um escritório dedicado a atender o investidor que tem interesse em abrir uma empresa na cidade, dando suporte personalizado a ele ao longo de todo o processo.

Como destacou Mila Paes, o Invista vem para alavancar o potencial que Salvador já possui. Trata-se de uma cidade singular, conhecida por sua história e por sua cultura; com localização privilegiada, conectando o Sudeste brasileiro, a Europa, o Caribe e os Estados Unidos; com um aeroporto internacional moderno e de alto padrão; e com mercado consumidor somando R$ 100 bilhões em potencial.

A secretária também lembrou que Salvador possui um Planejamento Estratégico com 100 metas e 103 projetos, somando R$ 5 bilhões de investimento. O Invista faz parte dessa visão de longo prazo: “Ele é uma ferramenta importante de fomento à economia da nossa cidade. Foi desenhado para fortalecer o trabalho de formação e de ampliação de negócios existentes por aqui e de atração de novos investimentos”, disse Mila Paes.

Como disse o prefeito Bruno Reis, o Invista vem para consolidar um novo momento de Salvador: “Uma cidade que se reposicionou, que voltou a ser comentada no Brasil e no mundo. Quem vem a Salvador sai falando bem, e é natural que desperte nas pessoas a vontade de investirem aqui. Após a pandemia havia uma demanda reprimida e a gente espera que o Brasil possa crescer ainda mais do que está previsto”, disse.

Ignacio Sánchez, CEO da Leroy Merlin Brasil, comentou sobre a chegada da empresa a Salvador: “Certamente, o Invista Salvador agregará muito no processo de chegada de novos investimentos, como o nosso e muitos outros. Acreditamos muito no potencial da cidade e de todo o estado. Além disso, acreditamos que o programa acelerará o desenvolvimento de Salvador e de toda a região”, disse.

“Salvador é uma capital criativa com projetos incríveis, de vanguarda e frescor. Empresas e investidores precisam enxergar isso, descentralizar investimentos e olhar para essa cidade como um pólo de inovação social e de tecnologia, que de fato ela é”, disse Ítala Herta, CEO da Diver.SSA.

Pacote de ações - Em linhas gerais, o Invista Salvador tem três eixos: promoção da cidade e atração de novos investimentos; desburocratização e melhoria do ambiente de negócios; e otimização da experiência do empreendedor. O programa traz, ainda, o objetivo de elaborar e divulgar periodicamente estudos econômicos sobre os setores que estão em crescimento e que possuem grande potencial na capital baiana.

No eixo de promoção e atração de novos investimentos, a Prefeitura pretende seguir realizando em Salvador os Fóruns Empresariais a cada três meses, além de enviar uma comitiva para eventos nacionais e internacionais e promover roadshows. O município também vai ampliar e divulgar os programas de incentivos fiscais como o PIDI (Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Sustentável e Inovação), o IPTU Verde, o IPTU Amarelo e as parcerias possíveis com a Salvador Par, empresa de capital misto do município.

O pacote também prevê a manutenção dos programas de fomento à inovação, como o Salvador Tech e o Salvador Lab, e de microcrédito, como o Cred Salvador. Tudo será divulgado no portal do Invista Salvador, ao lado de dados econômicos que apontam as áreas de maior potencial na capital baiana. A exemplo dos setores de Logística, Inovação, Alta Tecnologia, Indústria, Imobiliário e do lazer focado no Centro Histórico.

Mila Paes destacou outras medidas de desburocratização tomadas pela Prefeitura, como a adesão à Redesim, que reduziu o tempo de abertura de empresas para seis horas; o fim da taxa de publicidade para centros comerciais e shoppings; o ajuste na classificação das atividades de baixo risco, contemplando 564 setores dispensados da licença; a criação da TUE (Taxa Única de Eventos) e a isenção de IPTU para mezaninos.

O prefeito Bruno Reis disse que também vai se envolver no trabalho de divulgar Salvador. “Estamos preparando o lançamento de um Fundo Imobiliário na B3. Também vamos realizar uma série de palestras, não só na Fiesp, mas também para outros empresários de São Paulo. Vamos tratar dessa nova Salvador, conclamando que investidores do Brasil e de fora do país possam investir aqui”, disse.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
NOVA BAHIA 2024
NOVA BAHIA 2024

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS