Últimas Notícias

SALVADOR: Prefeitura lança programa Invista Salvador para potencializar atração de novos negócios


 Fotos: Betto Jr./ Secom

Reportagem: Vitor Villar/ Secom

A Prefeitura lançou nesta terça-feira (1º) o Invista Salvador, programa que visa divulgar e posicionar a capital baiana como um terreno propício para o desenvolvimento de novos negócios. O pacote possui três pilares: melhoria do ambiente de negócios, com uma série de medidas de desburocratização; atendimento ao empreendedor, que vai identificar e auxiliar empresários que queiram investir; e inteligência de mercado, com a realização de estudos econômicos que forneçam base técnica para os interessados.

O evento de lançamento ocorreu no Centro de Convenções, na Boca do Rio - equipamento que, por si só, mostra como Salvador vive um novo momento, ainda mais propício para a atração de empresas. Além do prefeito Bruno Reis, participaram do evento diversas autoridades municipais, lideranças e empresários que atuam na capital baiana.

De acordo com o prefeito Bruno Reis, a gestão municipal tem feito o dever de casa nos 10 últimos anos, aumentando a segurança jurídica, criando incentivos fiscais como o PIDI e o IPTU Verde e investindo em infraestrutura. O Invista Salvador surge, portanto, como um novo passo.

“Entendemos que podemos ter metas ainda mais audaciosas. Em dois anos e meio, licenciamos 27 unidades habitacionais e mais de 150 empreendimentos comerciais, atraímos grandes empresas, como a Leroy Merlin e a nova unidade da Ferreira Costa. Com o Invista Salvador, vamos ficar mais próximos do empresariado. Entendemos que Salvador já é conhecida no mundo como uma capital histórica, pela cultura, por suas belezas naturais. Mas, agora, queremos também ser conhecidos como a capital dos negócios”, disse o prefeito.

Entre as ações está a criação do portal Invista Salvador, que reunirá dados econômicos e informações relevantes ao investidor, como os programas de incentivo fiscal e os processos para a abertura de empresas. O programa também prevê a participação de uma comitiva do município em eventos nacionais e internacionais.

O Invista Salvador também contará com um escritório que servirá como porta de entrada ao empresário, que contará com um atendimento personalizado em todas as etapas do seu empreendimento. Terá ainda um setor focado na elaboração permanente de estudos setoriais e uma área que ficará responsável pela intermediação institucional com os órgãos governamentais e outros possíveis parceiros.

O programa é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec). A titular da pasta, Mila Paes, destacou, por exemplo, que agora Salvador conta com um Comitê de Desburocratização, composto por representantes de diversos órgãos municipais, focado em eliminar excessos burocráticos. Graças à integração à Redesim, atualmente é possível abrir uma empresa na cidade em apenas seis horas.

“Esse elenco de medidas e outras que estão por vir fazem parte do que chamamos de Invista Salvador. Todas têm um objetivo em comum: tornar Salvador uma cidade atrativa para se investir, geradora de oportunidades para empresários, investidores e trabalhadores”, comenta Mila Paes, lembrando o avanço de cinco posições que Salvador teve na última edição do Índice de Concorrência dos Municípios (ICM), ranking organizado pelo Governo Federal.

Novos setores - Ainda na apresentação, o prefeito Bruno Reis destacou setores que têm crescido em Salvador, como o da saúde - que teve a abertura do Hospital Mater Dei - e o da construção civil, com a abertura de prédios, condomínios e outras unidades habitacionais. Segundo ele, com o Invista Salvador, a ideia é abrir caminho para outros novos setores.

“Salvador é uma cidade ainda muito desigual. Quando a gente compara os dados per capita, estamos sempre nas últimas colocações do Brasil em PIB, renda, arrecadação. Nós consideramos que o maior programa social de qualquer Prefeitura é o desenvolvimento econômico e a geração de emprego. Esse programa é justamente para isso: estar mais próximo do empresariado, melhorar ainda mais o ambiente de negócios, desburocratizar, pegar na mão de quem quer investir e dar condições para que isso aconteça”, disse.

O economista Gesner Oliveira fez uma palestra no lançamento do programa Invista Salvador e falou sobre o cenário econômico no país e no mundo. Professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e coordenador do Centro de Estudos de Infraestrutura & Soluções Ambientais, ele destacou que o contexto econômico mundial abre oportunidades.

“Iniciativas como essa (Invista Salvador) são importantes para aproveitar estas oportunidades. Esse programa resume aquilo que o Brasil precisa. O país precisa de empreendedorismo, simplificar as coisas para que a economia funcione e gere oportunidades”, afirmou ele, que é PhD em Economia pela Universidade da Califórnia e foi presidente da Sabesp, empresa de saneamento básico de São Paulo.


Secom


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS