Últimas Notícias

SALVADOR: Prefeitura promove palestra de educação no trânsito para crianças de Centro de Convivência da FCM


 Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS 

Reportagem: Priscila Machado/Secom PMS 

 

O Centro de Convivência Socioassistencial Cristo é Vida, na Chapada do Rio Vermelho, é uma das entidades beneficiadas com o novo ciclo de palestras do projeto Cidadão no Trânsito, desenvolvido pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador). Na última segunda-feira (14), alunos de 6 a 17 anos da instituição receberam informações e orientações sobre segurança nas vias, com conteúdo lúdico-pedagógico voltado para crianças e adolescentes. 

 

“Buscamos trabalhar situações que fazem parte do cotidiano deles. Por exemplo, abordamos muito essa questão da idade mínima legal para levar a criança na garupa de uma moto, sobre a travessia nas ruas e avenidas e sobre cidadania, a exemplo do respeito aos espaços exclusivos para idosos, gestantes e deficientes nos ônibus”, explica Marluzi Moreira, pedagoga e técnica da Gerência de Educação para o Trânsito (Gedut/Transalvador). 

 

A intenção da Gedut é conseguir, por meio das palestras, fazer com que as crianças e adolescentes participantes entendam como é importante a disciplina, o respeito, e a cidadania e possam repassar esse conhecimento para outras pessoas. “Quanto mais a gente praticar a coisa certa, o respeito ao próximo, cada vez mais teremos uma vida saudável. Isso no trânsito é importantíssimo, porque trânsito é vida e eles têm um papel superimportante na sociedade, porque além de se protegerem, eles protegem a família deles”, completa Marluzi.   

 

Para a gestora do CCS Cristo é Vida, Rosana Ferreira, a atividade fortalece a cidadania desde os anos iniciais da vida. “Foi muito boa essa parceria com a Transalvador para que as crianças tivessem acesso a esse conhecimento e o levassem para casa. É através delas que os pais vão saber informações importantes, se eles têm dificuldade em atravessar a pista no dia a dia e sobre a necessidade de atenção para a travessia, sobre a importância de usar o capacete e o cinto de segurança. Tudo isso é abordado pela equipe”, relata. 

 

Conteúdo personalizado – Durante as palestras, a Transalvador faz uma abordagem personalizada. Para isso, profissionais da Gedut observam o perfil do entorno da escola para saber se é um polo gerador de tráfego e também os perfis da turma. São exibidos vídeos sobre cidadania e promovidas intervenções com materiais educativos e bonecos em forma de agentes de trânsito. 

 

Ágata Souza, 6 anos, aluna da oficina de Capoeira, diz ter gostado muito do boneco em forma de agente que ajudou as crianças a atravessarem o trânsito. “Também gostei do vídeo e o que mais aprendi foi sobre a atenção ao atravessar a rua, o que pode evitar os acidentes e sobre o cinto de segurança, que a gente tem que usar”. 

 

Além da palestra na CCS Cristo é Vida, outras 11 estão agendadas para o mês de setembro atendendo as instituições CCS Bariri das Artes (Engenho Velho de Brotas), Sementes do Aprender (Rio Vermelho), Escola Caramelo (Rio Vermelho), Colégio Atlântico (Cabula), Creche Escola Aquarela (Pero Vaz), Colégio Intelecus (Liberdade), Escolinha Pequeno Sonho (Pernambués), Creche Arte e Amanhã (Barra) e Ação Social Escola Municipal de Pau Miúdo (Pau Miúdo).  

 

Quem tiver interesse em agendar uma palestra do programa Cidadão no Trânsito para uma instituição de ensino pode enviar mensagem para o e-mail transalvadorgedut@gmail.com ou entrar em contato com a Gedut pelo telefone (71)3202-9163. 

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS