Últimas Notícias

SALVADOR: Sala Agosto Lilás leva serviços gratuitos sobre combate à violência contra a mulher

  


Fotos: Jefferson Peixoto/Secom PMS 

Reportagem: Joice Pinho/Secom PMS 

 

Espaço dedicado a orientar mulheres vítimas de violência, a Sala Agosto Lilás começou a funcionar nesta segunda-feira (14), no piso L2 do Shopping Bela Vista. O espaço segue até o dia 31 deste mês promovendo palestras e discussões sobre ações para coibir violações de direitos femininos. 

 

A iniciativa foi idealizada através de uma parceria da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), o Ministério Público da Bahia (MP-BA) e o centro de compras onde a ação acontece. Na abertura, a titular da SPMJ, Fernanda Lordelo, convocou as soteropolitanas a conhecerem o espaço que é dedicado à troca de conhecimentos. 

 

“Este é um espaço para que a gente possa dialogar mais sobre o tema e apresentar para a mulher quais são as situações que são violência. Além disso, apresentamos a rede de enfrentamento, mostrando os serviços municipais que existem nesse combate, e dizemos para esta mulher que ela não está só”, afirmou a gestora. 

 

Atividades – Até o fim do mês serão realizadas no local rodas de conversa com temas variados, aulas de biodança, fitdance e yoga, além de orientações do Centro de Referência de Atenção à Mulher (Cram), oficinas de horta em casa, aula de defesa pessoal e apresentações de atrações musicais no período da tarde. A sala funcionará sempre a partir das 13h. 

 

Quem comparecer ao espaço também poderá apreciar a exposição fotográfica “Agosto Lilás: Juntos pela Erradicação da Violência Contra Mulher”, da fotógrafa e assistente social Priscila Marinho. A mostra conta com fotos das equipes dos órgãos que atuam na rede de proteção como Delegacias Especializadas de Atenção à Mulher (Deams), Ministério Público, Ronda Maria da Penha, Defensoria Pública e da SPMJ.  

 

Esforço conjunto – A promotora de Justiça do MP-BA, Sara Gama, reforçou a necessidade da união dos entes públicos e sociedade civil para combater as violências contra o público feminino. “Este é um mês muito simbólico para quem trabalha no enfrentamento à violência contra a mulher. Por ser o aniversário da Lei Maria da Penha, aproveitamos para trazer à tona a temática da violência. A violência só será combatida com a união de todas as pessoas”, destacou. 

 

A diretora de Políticas para as Mulheres da SPMJ, Fernanda Cerqueira, explicou que a exposição busca aproximar as mulheres dos órgãos que atuam na defesa do público. “Cada um de nós é responsável pela mulher na sua felicidade, integridade e dignidade. A ideia é que as pessoas vejam que a rede de proteção à mulher tem cara e conheçam os representantes”, destacou. 

 

Também estiveram presentes a abertura da Sala Agosto Lilás a presidente da Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargadora Nágila Brito, e o presidente do bloco As Muquiranas, Washington Paganelli.  

 

Continuidade das ações – Entre os dias 22 a 25 de agosto o Shopping Center Lapa também fará parte da campanha Agosto Lilás. O centro de compras contará com um espaço em parceria com a SPMJ, que promoverá ações de enfrentamento à violência contra as mulheres, que funcionará a partir das 13h. 

 

Serviços municipais - Salvador possui equipamentos para ajudar o público feminino vítima de violência. O Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher Arlette Magalhães (Cream), situado em Cajazeiras, atende pelo telefone (71) 3202-7380; o Centro de Referência de Atenção à Mulher Loreta Valadares (CRAMLV), nos Barris pode ser contatado através do (71) 3202-7396. Estes espaços funcionam presencialmente das 8h às 17h. 

 

Já o Centro de Atendimento à Mulher Soteropolitana Irmã Dulce (Camsid), localizado na Ribeira, pode ser acionado pelo contato (71) 3202-7399. Este local, além de funcionar no horário dos demais, também está disponível 24 horas para o acolhimento de mulheres. 


Secom


Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS