Últimas Notícias

Rota do Samba vai impulsionar e fortalecer o samba produzido em Salvador

Foto: Bruno Concha/Secom PMS 

 A capital baiana vai ganhar um projeto, promovido pela Prefeitura de Salvador, para impulsionar a programação de incentivo e fortalecimento do samba em Salvador, oferecendo formação, visibilidade e celebração dos agentes produtores do ritmo. A Rota do Samba foi apresentada no Seminário Nacional do Samba, ocorrido na última sexta-feira (10), no Espaço Cultural da Barroquinha, no Centro. 

 

O evento contou com a participação dos titulares das secretarias municipais da Reparação (Semur), Ivete Sacramento, e de Cultura e Turismo (Secult), Pedro Tourinho, profissionais da produção, comunicação, das artes, do ramo empresarial, do carnaval e da gestão pública. Na ocasião, foram abordados aspectos sobre as ações que promovem, preservam e fortalecem a cultura deste gênero musical, além de discutir os desafios da empregabilidade e da geração de renda no segmento do samba e o fomento ao movimento na Bahia e no Brasil. 

 

No caso da Rota do Samba, o principal objetivo é promover os festejos em torno do mês que protagoniza as manifestações de matrizes africanas, aliado às celebrações que seguem até o Dia Nacional do Samba, comemorado no próximo dia 2 de dezembro. Dois eventos, por exemplo, fazem parte da iniciativa: no dia 26 de novembro acontece a Caminhada do Samba, com trios elétricos percorrendo do Campo Grande à Praça Castro Alves, e no dia 3 de dezembro, o Samba Pelô vai animar os largos e ruas do Pelourinho, no Centro Histórico. 

 

O secretário Pedro Tourinho reforçou a importância do seminário para discussão dos rumos do samba na capital baiana. “O samba nasceu na Bahia e aqui temos grupos importantíssimos e superpopulares que fazem seu calendário durante o ano inteiro. Para a cidade, é um privilégio chegar junto, apoiar e fazer com que esse movimento do samba seja cada vez mais estruturado e mais potente para a cultura da cidade. A equipe da Secult se colocou aqui no papel de apoiar e ouvir”, declarou.  

 

O diretor do Bloco Vem Sambar e da União das Entidades de Samba da Bahia (Unesamba), Jairo da Mata, destacou que a parceria com a gestão municipal é essencial para o crescimento do ritmo na capital. “A parceria que estabelecemos com a Prefeitura é fundamental para que possamos profissionalizar nossas entidades e seguir dialogando com os setores públicos e privados e atingir nossos objetivos”, considerou.  

 


SECOM SALVADOR

Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS