Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

BALANÇO: 65 mil pessoas utilizaram ônibus para conferir primeiro dia do Virada Salvador 2024

 Foto: Bruno Concha/Secom PMS


Cerca de 65 mil pessoas foram de ônibus conferir o primeiro dia do Virada Salvador 2024, na Arena Daniela Mercury, na Boca do Rio, nesta quinta-feira (28). A estratégia montada pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) disponibilizou, além da frota regular, mais 30 ônibus reguladores para dar apoio à operação. 

  

Aproximadamente 200 táxis e 30 mototáxis transportaram uma média de 1,6 mil pessoas presentes no Festival. Foi realizada ainda blitz de combate ao transporte clandestino de passageiros na região do Festival, que resultou  na abordagem de 34 veículos. Quatro deles foram notificados por infrações diversas e removidos ao pátio. 

 

Trânsito – De acordo com a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), não foram registrados acidentes com veículos no entorno da Arena Daniela Mercury, na Boca do Rio, neste primeiro dia de Virada Salvador. Onze veículos foram removidos ao pátio da autarquia pois estavam estacionados irregularmente, impactando na fluidez e na segurança viária. Noventa e cinco vagas foram ocupadas nos estacionamentos Zona Azul no entorno da festa.  

 

Durante todo evento não foram registrados pontos de congestionamento na região. Das 16h de quinta (28) até as 4h desta sexta-feira (29), quase 16 mil veículos passaram pela Avenida Octávio Mangabeira, em frente ao Centro de Convenções Salvador, no sentido Pituba, e cerca de 8 mil veículos circularam no mesmo trecho no sentido Itapuã.  

 

Durante a Operação Respeite a Vida, 142 condutores foram abordados na primeira noite do Réveillon 2024. Destes, 11 se recusaram a fazer o teste e um motorista foi flagrado com índice de alcoolemia no sangue - todos foram notificados e quatro veículos precisaram ser removidos ao pátio. 

 

Saúde – No primeiro dia de festa, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) contabilizou 42 atendimentos realizados nos dois módulos assistenciais na Arena Daniela Mercury. Do total de atendimentos, 78% (33 casos) foram clínicos, ou seja, sem gravidade.  

 

Os números apresentaram redução em relação ao primeiro dia de evento do ano passado. Em 2022, foram registrados 96 atendimentos e procedimentos, o que representa uma diminuição de mais de 56% em relação à primeira noite deste ano. 

 

Duas pessoas precisaram ser levadas para unidades de saúde, sendo uma delas uma mulher em trabalho de parto. Quarenta pessoas foram acolhidas pelo serviço social nos módulos de saúde, o que inclui pacientes, familiares e/ ou responsáveis, e realizados os devidos encaminhamentos. 

 

Comércio ambulante - A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) conduziu ações de orientação e ordenamento com os ambulantes licenciados na Arena Daniela Mercury. Na primeira noite de festa, foram recolhidos 187 itens não autorizados, incluindo bebidas, caixas de isopor, carrinhos de supermercado, lonas e outros materiais. 

 

Salvamento marítimo – A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) realizou, até as 8h desta sexta-feira (29), 106 ações preventivas junto ao público presente na praia da Boca do Rio. Não houve ocorrências de afogamento, criança perdida ou necessidade de socorro em via. 

 

Assistência social – A Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) realizou 146 abordagens de combate ao trabalho infantil, dentro da campanha Criança Não é Mão de Obra. Foram realizados, ainda, 19 cadastros, dez crianças e adolescentes flagrados em situação de trabalho infantil, oito encaminhamentos para o Centro de Acolhimento, Aprendizagem e Convivência (Caac) e 22 encaminhamentos para os serviços da Sempre.  

 

Já as equipes de abordagem social atuaram junto a 139 pessoas, com 25 cadastros e 21 acolhimentos realizados. Por fim, o Mirante Acessível, montado na Arena Daniela Mercury, recebeu 20 pessoas com deficiência e os respectivos acompanhantes, contribuindo assim para a inclusão e acessibilidade no evento.  

 

Guarda Municipal – A primeira noite do Festival da Virada Salvador 2024 foi marcada pelo clima de paz, com o registro de apenas duas ocorrências pela Guarda Civil Municipal (GCM), o que representou uma redução de 86,7% em relação ao primeiro dia do festival do ano anterior (15). 

 

Os resultados são atribuídos às ações de prevenção à violência, sendo contabilizado pelo Núcleo de Estatísticas da GCM um total de 71 atendimentos, destes 54 apoios a diversos órgãos, além de 160 patrulhamentos preventivos, com mapeamento da área inclusive através de drone, e 113 abordagens preventivas.  

 

Durante o primeiro dia de evento, 35 documentos foram encontrados e catalogados, o que representou uma redução de 50,7% em relação ao festival de 2023 (71), além da identificação de 478 crianças, levando a um aumento de aproximadamente 162,6% em relação ao primeiro dia do Festival no ano passado (182). Quem perdeu algum documento no evento pode procurar a base da Guarda Civil, na Arena Daniela Mercury. 

 

Mulher, criança e adolescente – O Centro de Acolhimento, Aprendizagem e Convivência (Caac), montado pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), acolheu 70 crianças no primeiro dia de festa, sendo 31 meninas e 39 meninos. Desde total, 15 estão na faixa etária de 0 a 3 anos, 27 crianças de 4 a 6 anos, 23 crianças de 7 a 11 anos e cinco adolescentes de 12 a 17 anos.  

 

Já o Centro de Referência de Atenção à Mulher (Cram) realizou 92 atendimentos psicossociais e jurídicos, dentre eles dez casos de assédio, dez casos de importunação sexual e um caso de violência moral. Foram registradas, ainda, 232 buscas por Informações. 

 

O Conselho Tutelar registrou 211 ações, sendo 82 preventivas, 56 orientações, 36 encaminhamentos ao Caac, 10 situações de trabalho infantil, uma exposição ao risco e 26 situações diversas.  

 

Iluminação – Na primeira noite de Festival da Virada 2023 não foram registrados apagões, riscos de acidentes e avarias em postes localizados na Arena Daniela Mercury e entorno. As equipes da Diretoria de Serviços de Iluminação (Dsip), vinculada à Semop, registraram duas ocorrências envolvendo manutenção, ambas executadas imediatamente, contemplando o reparo de projetores apagados. 

 

Comércio, poluição sonora e publicidade – A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) realizou 171 vistorias, 203 orientações e 16 notificações, com emissão de um auto de infração. No quesito publicidade irregular, foram apreendidos 400 panfletos e realizadas 19 remoções. Houve ainda desativação de duas atividades comerciais.  

 

Foram recebidas 33 denúncias de poluição sonora, com realização de 22 denúncias, 39 monitoramentos de som e uma notificação.  

 

Ouvidoria – A Ouvidoria Geral do Município (OGMS) contabilizou 360 registros no primeiro dia do Festival, entre o atendimento da equipe volante na Arena e da Central 156. A maioria dos casos foi referente às informações sobre o Virada Salvador, elogios referentes à programação e sugestões de melhorias para a festa. O posto de atendimento da Ouvidoria está localizado ao lado do Palco Brisa e a central 156 opera 24h. 

 

Manutenção – A Secretaria Municipal de Manutenção da Cidade (Seman) promoveu diversas ações na Arena Daniela Mercury e entorno. Dentre elas estiveram pintura de meio-fio, limpeza e desobstrução de calhas e redes de drenagem, instalação de tapumes, aplicação corretiva de asfalto e manutenção de gradil. 

 

Limpeza – A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) registrou até o momento 10,4 toneladas de resíduos úmidos recolhidos e coletou 7,3 toneladas de material reciclável no primeiro dia de festa. 



Secom

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS