Últimas Notícias

Natal Salvador conta com plano de acessibilidade para pessoas com deficiência


 

Foto: Ascom/Dsip Semop 


Para garantir pleno acesso aos cidadãos e turistas que forem ao Centro Histórico para curtir o Natal Salvador, a Prefeitura, montou um plano de acessibilidade especial para a região. A ação é realizada por meio da Diretoria de Serviços de Iluminação Pública da Secretaria de Ordem Pública (Dsip/Semop), em parceria com Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre). 

 

Atualmente, o Centro Histórico da cidade já possui uma rota acessível que começa na Rua Chile e vai até a Praça da Sé, com rampas de acessibilidade que interligam os passeios, no entanto, uma passarela móvel entre a Praça da Sé e o Terreiro de Jesus foi implantada para o período do Natal. O equipamento vai garantir o acesso de cadeiras de rodas em todo o circuito. 

 

Além disso, a Casa do Papai Noel também possui rampas de acesso, bem como a largura dos corredores foi projetada especialmente para o acesso das cadeiras de rodas. Já na Praça Municipal uma estrutura elevada em frente à Câmara Municipal de Salvador foi instalada para que as pessoas com deficiência (PCDs) possam assistir aos grandes shows com conforto e segurança. 

 

Para o evento natalino também foram contratados guias de acessibilidade em Libras, que fazem a tradução das mensagens que estão sendo transmitidas por voz para a Língua Brasileira de Sinais. Os profissionais traduzem as imagens e cenários em palavras, permitindo que pessoas cegas ou com baixa visão tenham acesso às apresentações, decorações e detalhes das estruturas montadas no Natal Salvador. 

 

As pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que possuem hipersensibilidade auditiva poderão retirar protetores auriculares que serão distribuídos ao longo do evento. No local foram instaladas ainda placas em braile com a descrição das projeções mapeadas, túnel cenográfico, árvore de Natal e Casa do Papai Noel. 

 

De acordo com a diretora de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da Sempre, Daiane Pina, a inclusão já faz parte do espetáculo que é o Natal Salvador. “Temos conosco organizações sociais que atendem pessoas com deficiência, que estão sendo esperadas com muito carinho e respeito por parte da nossa equipe. Acreditamos que todos os espaços são para todas as pessoas. A inclusão já faz parte desse evento”, relata. 

 

O diretor da Dsip/Semop, Ângelo Magalhães, deu detalhes de como a estrutura foi planejada para atender aos diversos públicos. “Estudamos, ouvimos profissionais capacitados e executamos um plano de acessibilidade que inclui as pessoas com deficiência no maior Natal popular do Brasil. Todos poderão contemplar a beleza dessa festa que celebra o nascimento de Cristo. Foi tudo projetado com muito carinho e cuidado para garantir à pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida o direito de viver de forma independente e exercer a cidadania e de participação social”, explica o gestor. 

 

Aprovação – Cadeirante, a aposentada Nilda Mota Rios, de 85 anos, aprova a iniciativa. “Foi muito tranquilo chegar aqui, tivemos todo o apoio dos guias. O espaço para PCD nos dá uma tranquilidade enorme e daqui podemos assistir ao espetáculo que está sendo o Natal de Salvador. Maravilhoso!” 

 

Anselmo Santos, de 30 anos, é deficiente visual e também gostou bastante do acesso às atrações. “Agradeço a oportunidade de vivenciar o Natal Salvador. Recebi uma atenção da equipe, que possibilitou que eu sentisse toda a magia desse momento especial. O acompanhamento dos guias e a descrição me fez enxergar cada pedacinho desse ambiente lindo da nossa cidade. Total acolhimento, organização está de nota dez”, avalia. 

 

A dona de casa Nadja Costa Vasconcelos, 63 anos, tem dificuldade de locomoção e contou que recebeu todo o apoio da equipe para circular pelos atrativos natalinos. “O guia foi bastante gentil, me ajudou a subir em alguns espaços. E o local aqui está maravilhoso, a decoração belíssima, nem esperava tudo isso. A Prefeitura está de parabéns”, elogia. 

 

Programação – Neste ano, o Natal Salvador conta com uma iluminação especial que se inicia na Rua Chile e vai até ao Cruzeiro de São Francisco, com mais de 50 milhões de microlâmpadas, e poderá ser vista até o dia 6 de janeiro, todos os dias, das 17h às 22h. Além disso, o evento conta com atrativos como a Casa do Papai Noel, árvore em LED, presépios, bem como apresentações musicais, grupos teatrais, orquestras e desfiles alegóricos. O acesso ao local é livre e gratuito. A programação completa pode ser conferida no site https://natal2023.salvador.ba.gov.br/



Secom Salvador

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS