Últimas Notícias

SALVADOR: Prefeitura leva crianças com deficiência para conhecer o Natal Salvador no Centro Histórico

Foto: Otávio Santos/Secom PMS 


A Prefeitura de Salvador, através das secretarias municipais de Mobilidade (Semob) e Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), em parceria com a concessionária OTTrans, tem proporcionado visita de crianças com deficiência ao Natal Salvador, que este ano foi montado no Centro Histórico. A ação, iniciada no último dia 12, segue nesta quarta (20) com a Associação de Mães, Amigos e Pais de Extraordinários (Amape), de Cajazeiras, e na sexta-feira (22), com a Associação de Microcefalia e Acolhimento com Empatia (Amae), de São Cristóvão, sempre às 17h.  

 

Agente da Semob e uma das organizadoras da ação, Amélia Bárbara Nogueira destacou que o objetivo é trazer crianças de comunidades distantes que não têm condições de vir até o centro da cidade. "É gratificante ver a alegria delas e dos pais. A intenção é mostrar que a sociedade se preocupa com elas e que a Prefeitura oferece todo o apoio", ressaltou.  

 

Uma das instituições beneficiadas foi o Núcleo Acolhedor da Criança Autista (Naca), de Praia Grande, na região do Subúrbio, que levou 42 pequenos. A presidente da entidade, Ana Félix, enfatizou a importância da inclusão ao levar as pessoas com autismo para ambientes diferentes. O núcleo, segundo ela, trabalha há aproximadamente dois anos, e, hoje, possui 750 pessoas com espectro autista, entre crianças, adolescentes e adultos.  

 

"A gente tira o preconceito de que o autista não sai e que não gosta de socializar. A gente quebra esse tabu de que pessoas com autismo só vivem no seu cantinho. Elas estão socializando, estão interagindo e estão sendo incluídas em espaços onde todos podem participar", declarou.  

 

"Acompanhamos toda programação da Prefeitura e estamos achando magnífica. No ano passado fomos para o Campo Grande e fomos bem recebidos pela Semob e pela Sempre. Neste ano, estamos aqui novamente com todo suporte da Prefeitura", lembrou a presidente do Naca. 

 

Socialização – Mãe do pequeno Maique, de 9 anos, Maíse Cardoso ressaltou a relevância da socialização proporcionada pela ação. "O autista não gosta muito de interagir, então esses eventos em público são bons por isso, porque eles interagem, socializam, conhecem outras pessoas, e, aos pouquinhos, vão aceitando pessoas diferentes", disse.  

 

"Maique está gostando muito. Graças a Deus, o meu filho tem facilidade de aceitar, a dificuldade dele maior é com som. Inclusive, achei muito importante a distribuição de protetores auriculares, visto que meu filho tem sensibilidade auditiva. Estou achando tudo ótimo. Está sendo uma experiência muito boa, inclusive a receptividade e a empatia com eles. Estou amando, a decoração está linda, perfeita. A Prefeitura arrasou", completou.  

 

Também já passaram pelo Natal Salvador a Cadeps, de São Tomé de Paripe; a Abraço a Microcefalia, de Mussurunga; e a Associação Baiana de Reabilitação e Educação (Abre), do Matatu.  

 

Programação – O Natal Salvador, com o tema “Salvador Brilha com Você”, oferece uma série de ações festivas gratuitas até 6 de janeiro, das 17h às 22h. A programação completa está disponível no site https://natal2023.salvador.ba.gov.br/


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS