Últimas Notícias

Salvador: Prefeitura realiza ceia natalina para pessoas em situação de rua


 


 
 





Fotos: Vitor Santos/Sempre PMS


O espírito natalino tomou conta da sede da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) que, na noite da sexta-feira (22), celebrou o Natal das pessoas em situação de rua com uma ceia especial. Um total de 150 pessoas marcou presença. A ação ocorreu, ainda, em 22 Unidades de Acolhimento Institucional (UAIs) espalhadas pela cidade. 


Em meio à muita animação, com direito a música ao vivo, Papai Noel, distribuição de presentes e um cardápio típico, 150 assistidos foram recebidos pela vice-prefeita e secretária municipal da Saúde(SMS), Ana Paula Matos e pelo secretário de Promoção de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer, Júnior Magalhães.


"A iniciativa, que ocorreu de forma pioneira e que já visamos tornar permanente, teve como objetivo o resgate do espírito do Natal, ocasião mais do que especial em que se comemora o nascimento de Cristo, e também o desenvolvimento de sociabilidade e de novos vínculos interpessoais e/ou familiares, tendo em vista a construção de políticas públicas que viabilizem o processo gradativo de saída da situação de rua dessas pessoas", frisou o secretário da Sempre.


De acordo com o gestor, o resultado foi mais que do satisfatório. "Ver o sorriso, o brilho no olhar no rosto dessas pessoas, algumas em que expressaram nos considerar suas famílias, só comprova valer a pena todo nosso trabalho", reforçou.


“Hoje com esse gesto, a Prefeitura resgata o verdadeiro espírito do Natal, celebrando a união, o amor, a solidariedade e a esperança. As pessoas mais vulneráveis precisam de uma atenção especial e nós, enquanto gestão, reiteramos nosso compromisso com esse público, fortalecendo os vínculos e a dignidade. Foi muito marcante presenciar esse momento tão especial e compartilhar tanta alegria com nossos assistidos”, declarou Ana Paula Matos.


Acolhido da UAI Pirajá, Antônio Luiz Santana, 53 anos, perdeu a visão em decorrência do trabalho em uma usina de asfalto há oito anos e, com ela, a autonomia de vida. Para ele, participar de um evento como esse é um resgate do próprio passado.


"Estou gostando muito, ouvindo músicas maravilhosas, a festa está nota 10. Nunca passei um momento como esse, o espírito natalino tomou conta de mim, e hoje, estou muito feliz", descreveu.


A integrante da UAI Amaralina, Vilma Carvalho, 59 anos, ao revelar que não tem família, afirmou que essa confraternização será a única que ela terá em comemoração ao nascimento de Cristo. "A UAI Amaralina virou uma família para mim já que, após desavenças com a minha de origem, fui parar nas ruas, desamparada, e lá foi onde encontrei o melhor tratamento e acolhimento", revelou.


E o Papai Noel também fez a festa da criançada. Ao ganhar uma boneca, Larissa Santos, de 5 anos, não escondia a felicidade. "O nome dela vai ser Princesa. Gostei muito do meu presente de Papai Noel", comemorou.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS