Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

LANÇAMENTO DO FESTIVAL NACIONAL DE ARTESANATO NA BAHIA RECEBEU GRANDE PÚBLICO NO MUNCAB

 





Em março, o evento vai movimentar ruas e praças do Pelourinho


Muito concorrido o lançamento do Festival Nacional de Artesanato na Bahia - FENABA, que reunirá artesãs e artesãos de todo o país, de 14 a 17 de março, em diversas praças e ruas do Pelourinho. Muita gente foi prestigiar a cerimônia de apresentação do evento, ontem, no Museu Nacional de Cultura Afro-Brasileira – MUNCAB, no Centro Histórico. A programação foi iniciada no final da tarde, com apresentação do DJ Leandro da Vitrola, Companhia de Dança Popular Márcio Fidélis e canto à capela com Cláudia Costa e Aloísio Menezes, do Cortejo Afro.  

Muito elogiado pelos convidados, o projeto do Festival Nacional de Artesanato na Bahia foi apresentado por Davidson Magalhães, secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia - Setre; e por Weslen Moreira, coordenador do Fomento ao Artesanato – CFA. Participaram da cerimônia Geraldo Junior, vice-Governador da Bahia; Giulliana Brito, chefe de Gabinete da Setur, Professor Toni, Prefeito de Aratuípe/Maragogipinho; Alice Portugal, Deputada Federal; Piti Canela, diretora da Funceb, Juremar Costa, chefe de Gabinete da Setre; Jaqueline Azevedo, diretora da Fábrica Cultural; e Carol Almeida, diretora do programa Artesanato da Bahia.

“O Festival Nacional do Artesanato é um fato inédito aqui na Bahia. Estamos entre os três principais centros artesanais do Brasil. Agora, vamos ocupar o Pelourinho em março, fechando o Verão da Bahia com este grande evento. Será uma oportunidade para os artesãos baianos e de outros estados trazerem seus produtos para exporem aqui. É um evento muito importante, que, mais uma vez, consolida o polo turístico e cultural do Artesanato da Bahia”, afirma Davidson Magalhães, secretário da Setre.

As artesãs, artesãos, mestres e mestras, as principais estrelas do Festival, estiveram presentes representando várias regiões da Bahia. Inspirado na expressão “Fé na Bahia” FENABA, vai promover um intercâmbio entre os artesãos do país. Além da comercialização de produtos criados por mestras e mestres, artesãs e artesãos, o evento vai reunir rodadas de negócios, desfilea de moda artesanal, atividades de qualificação e programação infantil, além de shows com grandes nomes da música baiana e brasileira e manifestações culturais.

“Quero parabenizar o Governo da Bahia pela iniciativa inédita de trazer um Festival de ordem nacional para a Bahia. Um evento que vai valorizar os trabalhadores artesãs e artesãos, mestras e mestres, movimentando a economia de nosso povo. Além da importância do resgate e diversidade cultural, acima de tudo vai trazer para a Bahia e o Brasil o valor e o reconhecimento destes homens e Mulheres”, comentou Geraldo Junior, vice-Governador da Bahia.

O Festival Nacional de Artesanato na Bahia é uma realização do Governo do Estado da Bahia, através da Coordenação de Fomento ao Artesanato – CFA, da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com a Associação Fábrica Cultural e a Secretaria de Turismo da Bahia - Setur. O evento conta com o apoio do MUNCAB

“Hoje demos o pontapé inicial para a realização do Festival Nacional de Artesanato na Bahia. Um evento que inova, que sai do Centro de Convenções para o Centro Histórico da Bahia, promovendo o diálogo do artesanato, com toda sua diversidade, com o turismo e com a cultura. A gente espera que este evento movimente o Centro Histórico, trazendo muitos turistas para a nossa cidade, gerando renda e movimentando o trabalho das artesãs e artesão”, explica Weslen Moreira, coordenador do Fomento ao Artesanato.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
NOVA BAHIA 2024
NOVA BAHIA 2024

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS