Últimas Notícias

SALVADOR: Evento no Dique reforça importância dos cuidados com a saúde mental

   

Fotos: Bruno Concha/Secom PMS 


 

A Campanha Janeiro Branco chama atenção de toda sociedade para a importância de priorizar os cuidados com a saúde mental. Pensando nisso, ao longo de todo o mês, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vem provendo uma programação alusiva ao tema em Salvador. Na manhã desta quinta-feira (18), profissionais e pacientes dos 19 Centros de Atenção Psicossocial (Caps) da cidade se reuniram no Dique do Tororó. Cerca de 50 pacientes participaram da atividade, compartilhando as próprias experiências e momentos de orientação, diálogo e convivência. 

 

Considerando o conjunto de cuidados do corpo e da mente, os profissionais também proporcionaram atividades físicas com alongamentos, dança e meditação. O público presente conferiu ainda uma apresentação especial da Banda Caps, formada pelos usuários dos serviços, que alegrou a manhã com muita música e deixou uma mensagem de fortalecimento da luta antimanicomial com uma volta simbólica ao Dique, portando bandeiras brancas. 

  

Assistido no Caps Aristides Novis, no Engenho Velho de Brotas, o paciente Noilson Conceição, de 54 anos, carinhosamente chamado de “Toco” pelos colegas, contou sua experiência com o serviço municipal. “O atendimento no Caps é muito bom, lá eu sou acolhido pela equipe, tenho momentos de lazer e fico muito feliz”, afirmou. 

  

De acordo com a vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, as iniciativas são de grande relevância para fortalecer os cuidados aos usuários da rede e a garantia dos direitos das pessoas em sofrimento mental. “Estamos proporcionando um cuidado ampliado, com alegria e humanização. Ações dessa natureza acontecem também durante todo o ano, fazendo cumprir com o propósito de minimizar o número de internações psiquiátricas através da atenção contínua, qualificada e humanizada, além de otimizar o tratamento dos pacientes, atuando de forma preventiva, com elaboração e prática de atividades que reforçam os cuidados com o corpo e a mente”, destaca a gestora. 

  

Além do Engenho Velho de Brotas, os outros Centros de Atenção Psicossocial estão situados nos bairros de Piatã, Canela, Rio Vermelho, Itapuã, Cajazeiras, IAPI, San Martin, Pirajá, Imbuí, Engenho Velho de Brotas, Liberdade, Armação, Fazenda Grande e Pernambués. 



Reportagem: Letícia Silva/Secom PMS 


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS