Últimas Notícias

SALVADOR: IA contribui para eficiência em segurança e gestão de ações no Festival Virada

 Foto: Lucas Moura/Secom PMS


Além da atuação dos 5 mil profissionais responsáveis pela concepção, manutenção e funcionamento do Festival Virada Salvador, a festa para receber 2024 conta ainda com o uso da Inteligência Artificial (IA) Megan - assistente pessoal desenvolvida pela Startup Hive Computer Vision - para poder identificar padrões específicos e informações sobre diversos ambientes do evento. A ferramenta contribui tanto para os setores de entretenimento e segurança, como na elaboração de relatórios e reunião de dados quantitativos.

No Virada Salvador, Megan executa, por exemplo, a contagem de pessoas, análise de densidade de público de multidões, verificando ainda padrões de acordo com o horário de cada show, utilizando pelo menos 50 câmaras, além do apoio de drones da própria equipe e da gestão do evento.


Dessa forma, a IA avalia, a cada instante, imagens e ambientes de cada apresentação, e verifica a contagem geral de pessoas, definindo ambientes com mais e menos concentração, e se isso se associa a algum show ou situação específica.

Megan também traça quais horários os cidadãos chegam com maior frequência, períodos em que há maior aglomeração, quais grupos ficam até o final, quais saem antes, para assim identificar os padrões que envolvem as pessoas no perímetro da festa.

"Utilizamos duas redes neurais no festival, uma com as câmaras de entrada, onde analisamos o fluxo, e outra móvel, que avalia a densidade de multidões, trazendo informações sobre momentos e ambientes que possuam possíveis sinais de alterações na quantidade de pessoas", avalia William Rocha, fundador e CEO da Hive Computer Vision.

Ainda para a gestão do Festival Virada, Megan age como uma parceira essencial na gestão de dados e informações, que atua verificando os padrões de cada espaço, contribuindo também com a segurança, a partir da parceria com a Guarda Civil e a Polícia, analisando o padrão de acesso aos camarotes, horários de ingresso na Arena, de forma a compreender a atuação dos órgãos e a interação com o público.

O planejamento é levar o sistema para um campo mais amplo, como no Carnaval, em parceria com a Companhia de Governança Eletrônica do Salvador (Cogel).

Além do Festival - O potencial de Megan, porém, ultrapassa os festivais, podendo ser integrada com o sistema de transporte público, centros comerciais ou qualquer situação que envolva pessoas no espaço público, visando se tornar um modelo de eficiência e engajamento de segurança, proporcionando uma relação harmoniosa entre pessoas e tecnologia.

Para Isaac Edington, presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur) e entusiasta do sistema, Megan é muito mais do que o uso da visão computacional para analisar dados, pois personifica a conversação, permitindo ser acessada via texto através de um chat - e em breve via conversação por voz.
 
"Creio que essa é uma grande oportunidade de contarmos com essa tecnologia. Fiquei encantado com a iniciativa e apresentei a ideia à Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit), que já realiza testes com essa ferramenta de inteligência artificial. Acredito que a Megan pode nos ajudar muito em relação à contagem de público, movimentação e contabilização de informações que podem ser importantes para a plataforma de eventos que buscamos para Salvador. Após o Réveillon, iremos avaliar os resultados e se existe a possibilidade real de incluí-la nos demais eventos gerenciados pela Prefeitura".
...
Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS