Últimas Notícias

SALVADOR: Prefeitura monta esquema especial de serviços para Lavagem do Bonfim

 Foto: Valter Pontes/Secom PMS 


 

Na próxima quinta-feira (11), baianos e turistas farão uma demonstração de fé, durante a celebração da Lavagem do Bonfim, que este ano fará menção ao jubileu dos 270 anos da inauguração da Basílica do Senhor do Bonfim. Na ocasião, os órgãos da Prefeitura vão atuar em diversos pontos da Cidade Baixa, desde a Conceição da Praia até a Colina Sagrada, para garantir o ordenamento, a organização do tráfego e do estacionamento de veículos, a segurança e o acesso à saúde para baianos e turistas que irão curtir o evento. 

 

Trânsito - A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) vai realizar mudanças no tráfego de veículos visam garantir a segurança viária de quem vai participar dos festejos ao Senhor do Bonfim, na quinta (11). Mais de 100 barreiras de trânsito serão instaladas ao longo da Cidade Baixa e 250 agentes da autarquia municipal vão atuar na operação montada para a festa.  

 

As vias por onde passam o cortejo serão bloqueadas a partir das 6h da quinta-feira (11), entre os bairros do Comércio e do Bonfim. Além do trajeto do cortejo, outros trechos da Cidade Baixa terão alterações para a circulação e o estacionamento de veículos entre a quarta-feira (10) e o domingo (14), data de encerramento das festividades ao Senhor do Bonfim.  

 

O estacionamento de veículos será proibido a partir da meia-noite da quinta-feira (11) nas vias por onde o cortejo vai passar. Das 8h da quinta-feira (11) às 4h do domingo (14) ocorrerá a proibição de circulação e estacionamento de qualquer veículo na Praça Senhor do Bonfim, Praça Teodósio Rodrigues de Farias, Praça Euzébio de Matos, Rua Porto da Lenha, Rua Visconde de Cabo Frio, Ladeira dos Romeiros, Ladeira Porto Bonfim e Rua Travasso do Meio.  

 

Na quinta-feira (11), a partir das 5h, o trecho entre a Praça Irmã Dulce, Rua Barão de Cotegipe e a Avenida Engenheiro Oscar Pontes (até o Moinho Salvador) terá tráfego com sentido duplo. Já às 6h, a Rua Luiz Régis Pacheco (a partir da confluência com a Rua 26 de Dezembro, na direção final de linha do Uruguai e a partir da confluência com a Rua Couceiros de Abreu, na direção Mares) e a Rua Boa Vista (na direção Rua Resende Costa) passarão a ter sentido único.  

 

 Das a6h do dia 11 às 4h do dia subsequente, as vias Rua Augusto Mendonça e Rua Polidoro Bittencourt (sentido Dendezeiros / Boa Viagem), Rua Visconde de Caravelas (a partir do Largo do Papagaio) e Rua Henrique Dias (em toda extensão, no sentido Ribeira /Largo de Roma) passarão a ter sentido único.  

Para possibilitar a realização da festa, mais de 100 barreiras de trânsito vão ser instaladas nas imediações do trajeto do cortejo. 

 

Guarda Municipal – A Guarda Civil Municipal (GCM) atuará na lavagem do Bonfim com aproximadamente 120 agentes. Os guardas iniciarão as atividades antes dos festejos em apoio às fiscalizações e ordenamentos realizados pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop). 

 

Já no dia da Lavagem, equipes reforçarão ações em equipamentos públicos como Elevador Lacerda, planos Inclinados da Liberdade, Gonçalves e Pilar, módulo assistencial de saúde no Bonfim, apoio nas barreiras de trânsito da Transalvador, controle de acesso em alguns pontos, além de patrulhas realizando ações preventivas ao longo de todo o circuito. 

 

Ônibus e ascensores – O Elevador Lacerda e o Plano Inclinado Gonçalves, ambos nas proximidades da igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, vão funcionar normalmente e gratuitamente.  O Lacerda funcionará das 6h à 0h, enquanto o Gonçalves vai operar das 7h às 18h. Os planos Inclinados do Pilar e Liberdade – Calçada, além do Elevador do Taboão, também irão funcionar normalmente nesta quinta, todos eles sem cobrança de tarifa. 

 

A operação de transporte por ônibus será realizada das 6h da quinta-feira (11) à 0h de sexta-feira (12), com 20 linhas para diversos pontos da cidade, como Base Naval, Paripe, Santa Cruz, Cabula, entre outros, tendo seus horários de saída prolongados até a meia-noite. 

 

Em razão dos bloqueios de trânsito, as linhas de ônibus que trafegam pela região terão seu itinerário modificado. Além disso, serão disponibilizados 46 ônibus da frota reguladora no Terminal da Ribeira e na Estação da Lapa, que ficarão à disposição da equipe de fiscalização. 

 

Táxis e mototáxis – Pontos de táxis e mototáxis serão implementados em locais estratégicos, buscando facilitar o deslocamento dos participantes. Os pontos da região da Cidade Baixa serão desativados e dois pontos especiais serão instalados: um nas proximidades do Ferry Boat, e outro no Largo de Roma, próximo ao Hospital da Mulher. Ambos os locais terão táxis e mototáxis à disposição para os usuários. 

 

Além destes, os mototaxistas ganharão um terceiro ponto, próximo à Colina Sagrada. O novo local será na Rua da Imperatriz, em frente ao Colégio São José. Em todos os pontos, agentes da Semob vão fiscalizar e coibir o acesso de veículos de transporte clandestino. Já na região da Cidade Alta, não haverá mudanças nos pontos de táxis e mototáxis já regulamentados. 

Saúde – A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) montará um esquema especial de atendimento, com um módulo assistencial composto por 11 leitos, ao lado da Colina Sagrada, com funcionamento 24 horas, das 6h do dia 11 às 6h do dia 12.  

 

Serão disponibilizadas três ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu): uma delas ficará disponível no módulo para possíveis remoções nas ocorrências que necessitarem de transferências para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santo Antônio, localizada na Avenida Dendezeiros do Bonfim. Outras duas ambulâncias acompanharão o cortejo para o atendimento ágil de possíveis ocorrências no percurso entre o bairro do Comércio e a Colina Sagrada, no Bonfim. 

 

Comércio, poluição sonora e publicidade – A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) intensificará a fiscalização no circuito da festa, com o objetivo de combater a poluição sonora, orientar os bares sobre a proibição de venda de bebidas em garrafas de vidro e coibir a ocupação de marquises e atividades irregulares. Além disso, fiscalizar a publicidade irregular e proteção às marcas patrocinadoras. 

 

Manutenção – Desde o mês passado, a Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) e a Companhia de Desenvolvimento Urbano (Desal) vêm realizado uma série de intervenções relacionadas à manutenção no percurso e ruas de acesso ao cortejo da Lavagem do Bonfim. Entre elas, estão a manutenção da malha viária através da Operação Tapa-Buracos, garantindo a segurança dos pedestres por todo o cortejo; poda das árvores em todo o percurso; revisão do sistema de drenagem, com ações de limpeza, desobstrução e recuperação dos dispositivos; reparo pontual em calçadas públicas; manutenção do mobiliário urbano e de academias de ginástica nas praças que foram requalificadas, reposição de tampas e grelhas furtadas/vandalizadas, retirada de pichações e pintura das estruturas, além da pintura e manutenção em verniz de alguns totens do Caminho da Fé, na Avenida Dendezeiros do Bonfim. 

 

Salvamar – A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), vinculada à Semop, atuou na Procissão Marítima, realizada no domingo (7), no trajeto entre o Bonfim, Porto da Barra e Cais da Praça Cairu. Durante a parte náutica, foram utilizados dois barcos de apoio, com dois agentes em cada unidade, além de mais dois na embarcação que levou a imagem do Senhor do Bonfim, contabilizando seis prepostos. Além disso, cada agente contou com uma boia de resgate de apoio, como forma de ampliar a segurança de todos que participaram da parte marítima dos festejos. 



 Reportagem: Priscila Machado/Secom PMS 


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS