Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Saúde de Salvador promove sessão de cinema para idosos em shopping

  

Foto: Bruno Concha/Secom PMS 

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promoveu, na manhã desta segunda-feira (8), uma atividade especial com idosos atendidos nas unidades de saúde do Distrito Sanitário Cabula/Beiru. Aproximadamente 250 senhoras com idade entre 59 e 89 anos participaram de uma sessão de cinema no Cineflix, localizado no Shopping Bela Vista, onde assistiram ao filme Aquaman 2. 

 

De acordo com o subcoordenador de Vigilância e Saúde do Distrito Cabula/Beiru, Wellington Costa, a atividade visa trabalhar a saúde mental, socialização e a independência, integrando todos os grupos de idosos da região. “Estamos desenvolvendo essa atividade através das unidades de saúde da região e, em 2023, criamos um grupo de trabalho com foco na pessoa idosa, com o objetivo de integrar os grupos para grandes encontros. O objetivo é tirar esses idosos da reclusão, dando autonomia a eles”. 

 

A assistente social Ana Rita Vieira, de 59 anos, mora no Calabetão e participou pela primeira vez da atividade. “Fiquei sabendo através da agente da comunidade, que colocou meu nome no grupo, foi muito simpática. Este tipo de atividade é uma necessidade para pessoas da terceira idade, porque num mundo cheio de conflitos e problemas, sair para espairecer é saudável. Então eu me organizei e vim, e estou me sentindo muito feliz. Espero que se estenda para toda Salvador”. 

 

Participante ativa desde o início, Nilce Queiroz, conhecida como Bisa, de 75 anos, aguardava ansiosa o início da sessão. Atendida na Unidade Básica de Saúde (UBS) Rodrigo Argolo, em Tancredo Neves, ela sempre participa e conta que é um grupo que coloca a pessoa para cima. “Eu chego aqui quebrada e saio inteira. Mas não deixo transparecer. Recebi uma notícia da família que mexeu comigo e esse grupo é uma terapia para mim. Vim para me reerguer. Isso aqui é uma terapia fora da terapia. Aguardei ansiosa por este momento”. 

 

Outras ações – Essa não é a primeira iniciativa do gênero da SMS. Em agosto de 2023, idosos atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Arenoso, Mata Escura, Calabetão e Rodrigo Argolo (Tancredo Neves) foram a um shopping na região do Parque da Cidade, onde também participaram de uma sessão de cinema ofertada pela SMS. Nesta primeira sessão, 100 idosos participaram. 

 

Em outubro, eles também participaram de uma atividade especial na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP), no Cabula, com atividades lúdicas e feira de artesanato com participação ativa dos assistidos. 



Reportagem: Ana Virgínia Vilalva/Secom PMS 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS