Foto: Bruno Concha/Secom PMS |
Com uma estrutura inédita de assistência para os fiéis, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) registrou 122 atendimentos durante a Lavagem do Bonfim 2024, no módulo assistencial que funcionou por 24 horas ao lado da Colina Sagrada, das 5h do dia 11, até as 5h desta sexta-feira (12).
No equipamento composto por 11 leitos, foram realizados atendimentos clínicos, cirúrgico, ortopédico e de enfermagem. Entre as principais ocorrências estão: sudorese, cefaleia, tontura, aferição de pressão, desmaio, aferição de pressão arterial, náuseas e dores abdominais. Não houve registro de casos de atendimento por violência.
Outro dado importante registrado na festa foi o alto índice de resolutividade da estrutura montada. Apenas um paciente precisou ser transferido em uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para uma unidade hospitalar para dar continuidade ao tratamento e realizar exames complementares.
“Montamos uma estrutura grandiosa para acolher os baianos e turistas que necessitaram de atendimento em saúde durante a festa. Mas felizmente, tivemos um quantitativo reduzido de ocorrências nas 24 horas de funcionamento, sem casos de gravidade, e uma festa de muita paz e fé, sem registros de atendimentos por violência. As medidas de hidratação, com certeza, também fizeram a diferença na saúde dos participantes”, avaliou a vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos.