Últimas Notícias

SALVADOR: Guias de turismo auxiliam visitantes a aproveitar a cidade ao máximo

  

Fotos: Bruno Concha/Secom PMS


Primeira capital do país, Salvador é repleta de história, sabores únicos e hospedagens que cabem nos mais diversos orçamentos. Para o turista que vem à capital baiana, em especial aqueles que estão pisando na terrinha pela primeira vez, montar um roteiro é sempre desafiador. Com tanta riqueza histórica, gastronômica e diversos pontos turísticos espalhados pelos quatro cantos da cidade, as dicas oferecidas pelos guias de turismo podem fazer a diferença. De acordo com o Sindicato dos Guias de Turismo do Estado da Bahia (Singtur), a capital baiana conta com 120 profissionais.

 

O Centro Histórico costuma ser destino certo para o turista que vem à cidade. Mas como percorrer becos e vielas de um dos maiores cartões postais da capital baiana conhecendo o que o Pelourinho tem de melhor? Atuando no segmento turístico há 30 anos, o guia Ronaldo Dias, 52 anos, trabalha na região do Centro Antigo e diz que sempre oferece a programação de acordo com o desejo do visitante. Diariamente, ele conduz grupos aos principais pontos históricos e gastronômicos do Pelourinho – o conjunto arquitetônico é considerado patrimônio mundial pela Unesco.

 

“Imagine você abrir um livro todo em inglês sem saber uma palavra do idioma? É olhar, sem conhecer. Visitar Salvador sem ajuda de um profissional que lhe conduza, que lhe conte a história, é a mesma coisa. O guia vai lhe guiar pela história de Salvador, que é tão rica e tem tanto para contar aos nossos visitantes”, afirma.

 

Aumento – Segundo Dias, a procura pelo serviço dos guias tem crescido muito neste Verão. “Os navios atracam e ficam um dia na nossa costa. Nós já recebemos os visitantes no desembarque e já começamos a contar a história da cidade, a partir da Baía de Todos-os-Santos”, explica.

 

A saída do Porto tem passagem pelo Mercado Modelo, Elevador Lacerda e Praça Municipal, com direito a informações históricas sobre a Prefeitura de Salvador e a Câmara dos Vereadores, a primeira casa política do Brasil. “Depois seguimos para Praça da Cruz Caída e Pelourinho. O roteiro principal que o turista ama fazer é esse sítio histórico”, explica o guia.

 

Apaixonados pela história da capital baiana, a enfermeira Simone Bayer, 51 anos, e o bancário aposentado Luís Antônio Araújo, 57 anos, ambos gaúchos, vieram a Salvador pela quarta vez e afirmam que sempre procuram a ajuda de um guia de turismo para conhecer um pouco mais sobre os casarões e igrejas do Centro Histórico. “A gente sempre vem no cruzeiro, desce aqui e vai conhecendo os cantinhos do Pelourinho que tem histórias incríveis em cada construção”, comenta a enfermeira, enquanto aponta para Igreja do Cruzeiro de São Francisco. 

 

Para ter uma experiência com segurança, é importante contratar profissionais que sejam credenciados pelo Cadastur, do Ministério do Turismo. A lista pode ser acessada nos sites https://cadastur.turismo.gov.br/hotsite/#!/public/sou-turista/inicio e www.singturba.com.br/contrate-guia.

 

Capacitação – O setor de turismo é considerado um dos pilares da economia de Salvador, sendo responsável pela geração de milhares de empregos e postos de trabalho. Somente no Carnaval deste ano, a capital baiana conseguiu atrair mais de 1 milhão de visitantes.

 

Diante da potencialidade turística da cidade, o Programa Capacita Salvador é mais uma iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), e realizada por meio do Programa Nacional de Desenvolvimento e Estruturação do Turismo (Prodetur) com objetivo de aperfeiçoar profissionais e fomentar a excelência dos serviços prestados ao turista. Ao logo do ano, capacitações com pequenas cargas horárias foram ofertadas aos guias de turismo.

 

O diretor de Turismo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Gegê Magalhães, pontua que os cursos e treinamentos ofertados possibilitam qualificação do serviço prestado pelos guias. “Fazemos essa parceria com a categoria, possibilitando mais instrução e melhoria no atendimento ofertado aos visitantes. Entregamos equipamentos novos e é importante o guia conhecer para poder conduzir o turista. Então, é fundamental ter o conhecimento da cidade, mas também dos equipamentos que a cidade oferece e como o visitante pode viver essas experiências”, conclui.

 

 

Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS