Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

SALVADOR: Módulos de Saúde realizam 65 atendimentos durante o Fuzuê

Foto: Jefferson Peixoto/ Secom

As equipes de saúde dos módulos assistenciais do Farol da Barra e Morro do Gato, localizados no circuito Tapajós (Ondina/Barra), acolheram 65 pacientes durante o Fuzuê, neste sábado (3). Deste total, mais de 96% dos casos foram resolvidos no próprio espaço de saúde. Apenas 2 pacientes precisaram de transferência para continuidade da assistência. A maior parte das ocorrências foi de natureza clínica (52), seguida por casos ortopédicos (6) e procedimentos simples, como curativos.

Os módulos de saúde seguem de prontidão neste domingo (4) para o Furdunço. Os foliões contam com uma estrutura no Morro do Gato com 10 leitos, sendo 9 de observação e 1 de estabilização, e outra no Farol da Barra, com 20 leitos, sendo 19 de observação e 1 de estabilização.

Os locais possuem equipe multiprofissional entre técnicos, enfermeiros, médicos e administrativos para acolher a população. É possível realizar os primeiros socorros como curativos, pequenas cirurgias de trauma na face, aferição de Pressão Arterial (PA) e glicemia, dentre outros procedimentos de urgência e emergência.

A vice-prefeita e titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Ana Paula Matos, destacou que “toda equipe está a postos para garantir o cuidado e a resolutividade das ocorrências. Mais de 96% dos pacientes conseguiram ter suas necessidades atendidas no módulo. Isso é resultado de um alinhamento preventivo para ofertar toda a assistência possível”, salientou.

Além da estrutura fixa, foi disponibilizada uma ambulância Unidade de Suporte Básico (USB) que permaneceu de retaguarda no local e assegurou o transporte de pacientes que necessitaram de transferências para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) dos Barris.

Módulo do Santo Antônio - Instalado desde a última quinta-feira (1º), o módulo de saúde do circuito do Santo Antônio Além do Carmo atende as demandas da folia na região. Até a manhã deste domingo (4), 15 pacientes precisaram de acolhimento de natureza clínica.

A secretária Ana Paula Matos reforça que o perfil dos atendimentos demonstra a tranquilidade das festas no pré-Carnaval. “Seguimos atentos a toda a assistência prestada e confiantes que o clima de paz, harmonia e alegria nos circuitos será refletido também nos módulos”, disse.

Iemanjá - Na última sexta-feira (2), durante a festa de Iemanjá, no bairro do Rio Vermelho, 98 pacientes precisaram de acolhimento no módulo de saúde. Desse total, 94 casos foram resolvidos na própria estrutura de saúde, ou seja, apenas cinco ocorrências precisaram de regulação.

A natureza dos atendimentos foi, em sua maioria, clínica (83%), seguida por pequenos procedimentos cirúrgicos (13%) e ortopédicos (4%). O módulo iniciou, pela primeira vez, o plantão com horário ampliado e ininterrupto, na quinta-feira (1º), com a assistência fortalecida para acolher a demanda do público desde a alvorada até o encerramento, às 7h deste sábado (3).

Ao todo, a estrutura contou com cinco leitos e equipe composta por 45 profissionais entre médicos, enfermeiros, assistente social, técnicos de enfermagem, condutores, operador de sistema, apoio operacional, recepcionistas e auxiliar de higienização.




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
NOVA BAHIA 2024
NOVA BAHIA 2024

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS