Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Salvador recebe a 11ª Regata Internacional World Arc nesta quarta (7)

  

Fotos: Divulgação


A capital baiana vai receber, a partir desta quarta-feira (7), às 11h, a 11a Regata World Atlantic Rally for Cruising (ARC), na Bahia Marina, na Avenida Contorno, no Comércio. Considerado um dos tradicionais e importantes eventos náuticos internacionais de navegação à vela, a Word Arc tem o apoio institucional da Prefeitura de Salvador e conta com 20 embarcações de 18 diferentes nacionalidades que iniciaram o trajeto na ilha caribenha de Santa Lúcia, em janeiro de 2023, tendo a meta de circum-navegar o mundo.

 

A competição contou com a assistência do SAC Náutico - Serviço de Atendimento ao Capitão, que funciona no Doca1, no Comércio, para recepcionar as embarcações estrangeiras e agilizar todos os trâmites de entrada no país. "A Prefeitura acredita no potencial da economia náutica como fonte geradora de emprego e desenvolvimento econômico, implementando ações que possam fortalecer a atividade do ponto de vista econômico e turístico”, salientou a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Mila Paes.

 

Com tamanhos variando entre os 14 e 20 metros, os veleiros abrigam um total 68 tripulantes, incluindo crianças com idades compreendidas entre os 9 e 14 anos. A titular da pasta salientou a importância turística de eventos deste porte na cidade, neste período em que a capital baiana vive o Carnaval, considerado o maior evento popular de rua do mundo. “O SAC Náutico vai permitir que os participantes tenham mais tempo disponível para explorar a cidade e de participarem desta experiência única que é o Carnaval”, complementou Mila Paes.

 

"É realmente emocionante retornar a Salvador da Bahia. Este ano, a frota da World ARC tem mais do que o dobro de veleiros da edição do ano passado. Para nós, o novo procedimento de chegada internacional ao Porto é uma introdução realmente positiva - embora um número maior de barcos entre no porto, a nova abordagem simplificada permitirá grande eficiência, propiciando aos marinheiros experimentem sem demora o melhor que Salvador tem a oferecer”, disse o representante da World Arc, Stefano Palumbo.

 

Trajeto da regata – Para chegarem a Salvador, os participantes estão prestes a completar uma passagem pelo Atlântico Sul com um total de 3.600 milhas náuticas (6.667 km), após uma breve parada na ilha de Santa Helena, localizada no meio do Atlântico. A próxima etapa inclui um período de livre cruzeiro de Salvador para Cabedelo (PB) e, por isso, os participantes podem passar várias semanas explorando a Baía de Todos-os-Santos e o litoral baiano, aproveitando também o Carnaval, antes de se reunirem para fazer a última parte da travessia em conjunto até ao Caribe. O destino final é Santa Lúcia, depois de mais de 26 mil milhas náuticas a velejar a volta do mundo.

 

A frota atravessou o Canal do Panamá antes de explorar o arquipélago das Galápagos e as ilhas do Pacífico. Marquesas, Ilhas Sociedade, Tonga, Fiji, Vanuatu em rota para a Austrália. Depois de cruzar a Grande Barreira de Corais, o rali visitou Lombok antes de atravessar o Oceano Índico, parando em Christmas Island, Cocos Keeling, Maurícias e Reunião, até chegar na África do Sul a tempo de celebrar o Natal e Ano Novo. No início de janeiro, iniciaram a travessia do Oceano Atlântico com destino ao Brasil fazendo uma paragem na ilha de Santa Helena.

 

Após Salvador e Cabedelo, o trajeto segue para Granada, no Caribe, antes de terminarem na ilha de Santa Lúcia, em abril deste ano. A rota evita o norte do Oceano Índico, o Mar Vermelho e outras áreas com atividades piratas.

 

Economia do mar – Em julho de 2021, a Prefeitura implantou o Comitê Náutico de Salvador, reunindo membros do Poder Público municipal, estadual e federal, bem como da sociedade civil. Desde então, o comitê tem tratado da economia náutica com o objetivo de traçar estratégias para o fortalecimento do setor, na capital baiana.

 

A Semdec concebeu a criação de um SAC Náutico, em modelo inédito no Brasil, com objetivo de reunir todos os serviços relacionados ao setor em um só lugar (conceito one-stop shop), com a participação da Marinha do Brasil (Capitania dos Portos), Receita Federal e Polícia Federal. Além de reunir os principais serviços relacionados ao setor, o SAC Náutico deve ser um impulsionador no desenvolvimento náutico, promovendo ações positivas, bem como ser um hub de ideias para facilitar o progresso do setor na cidade.

 

Desde a implantação, em outubro de 2023, o município vem trabalhando em temas associados à comunidade náutica e apoiando iniciativas como a Regata de Aratu – Maragojipe, Regata da Primavera, 1° Regata da Solidariedade e Tour das Ilhas. Além disso, teve participação no Salão Náutico Internacional com Grand Pavois - 1ª vez que a marca do Grand Pavois é utilizada em um Salão Náutico fora da cidade de La Rochelle, na França. Salvador também vem investindo na recuperação e modernização de rampas públicas de acesso ao mar.

 


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS