Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Salvador renova adesão à iniciativa Unidades Amigas da Primeira Infância (Uapi)

 

Foto: Ascom/Unicef


 

A Prefeitura de Salvador renovou, nesta segunda-feira (5), acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) visando uma nova edição da iniciativa Unidades Amigas da Primeira Infância (Uapi). A vice-prefeita Ana Paula Matos esteve na sede do Unicef, em Brasília, com o representante da entidade no Brasil, Youssouf Abdel-Jelil, e a chefe do escritório do Unicef em Salvador, Helena Oliveira Silva, onde assinaram juntos o termo de cooperação técnica para a nova edição da iniciativa.

 

Serviços municipais de saúde e educação que participam da estratégia Uapi contam com capacitações para profissionais sobre proteção da criança contra violência, incluindo o racismo, e o atendimento às crianças com atraso no desenvolvimento, deficiência e doenças raras. As equipes também são capacitadas em elaboração de diagnóstico, planejamento, implementação, monitoramento e avaliação de indicadores com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços oferecidos.

 

Para Ana Paula, a parceria com o Unicef é prioridade no sentido de avançar a agenda dos direitos das crianças na primeira infância na capital baiana. “Iniciativas como a Uapi se conectam profundamente a nossas prioridades para as crianças nos seus primeiros anos de vida, e geram um grande pertencimento nas equipes que participam das capacitações. Nosso objetivo agora é garantir que mais unidades participem do programa e que, além delas, toda a cidade seja uma verdadeira amiga da primeira infância”, disse.

 

“O período entre o nascimento e os seis anos é um momento de construir uma base sólida para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. E isso requer a atuação conjunta entre serviços de educação, saúde e assistência social” disse Youssouf Abdel-Jelil, na ocasião. “Assim, o Unicef seguirá colaborando com a Prefeitura de Salvador e de outras capitais brasileiras para proteger os direitos essenciais das crianças e suas famílias, sem deixar ninguém para trás", completou.

 

Ampliação – Em 2023, foram certificados 30 serviços de saúde e educação na capital, entre 53 inscritos. A Prefeitura e o Unicef contam com mais unidades participando este ano, aumentando o número de serviços públicos municipais comprometidos com a melhoria das coberturas vacinais, acesso ao pré-natal adequado e ao aleitamento materno, e também melhoria no planejamento adequado às Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil.

A avaliação e a certificação de cada unidade como Amiga da Primeira Infância (Uapi) é feita em Salvador por um comitê científico que inclui Secretarias Municipais de Saúde (SMS), Educação (Smed), de Políticas de Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), a Secretaria de Governo (Segov), por meio do Núcleo Especial de Apoio à Primeira Infância (Neapi), Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape), Associação Brasileira de Enfermagem (Aben-BA), Avante Educação e Mobilização Social e o Núcleo de Atendimento à Criança com Paralisia Cerebral (NACPC).

 

Funcionamento – A iniciativa ocorre em seis capitais e conta com a parceria estratégica da Roche e instituições locais, que buscam melhorar o atendimento a crianças na primeira infância, especialmente aquelas com atraso no desenvolvimento, deficiências e doenças raras. Já a #AgendaCidadeUNICEF é uma parceria do Unicef com prefeituras de centros urbanos para promover oportunidades e contribuir para a prevenção de violências contra crianças e adolescentes em territórios vulneráveis. Na capital baiana, o bairro de Valéria foi definido como prioritário para a ação.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS