Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

SALVADOR: Prefeitura leva ações de saúde da mulher para shopping de Salvador


 



Fotos: Bruno Concha/Secom PMS

Reportagem: Ana Virgínia Vilalva/Secom PMS

 

Nesta semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher (8 de março), a Prefeitura de Salvador está promovendo uma ação especial no Espaço Mulher, no piso L2 do Shopping Bela Vista, até sexta-feira (8). Durante toda a semana, o público feminino vai receber dicas de saúde e de prevenção, além de poder vacinar e participar de ações gratuitas sobre empreendedorismo e autodefesa, e assistir peças teatrais e musicais.

 

Através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), serão oferecidos testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis (IST’s), como HIV, sífilis e hepatite, além de aferição de pressão, glicemia, aplicação das vacinas, massoterapia, limpeza de pele, podologia, ventosa, oricultura, maquiagens e aromaterapia.

 

De acordo com a coordenadora do Distrito de Saúde do Cabula, Jaildes Brito, a saúde vem trazendo serviços diversos para as mulheres, que precisam dessa atenção. “E esse espaço é um lugar onde elas têm acesso, é uma oportunidade que nós temos também de fornecer a elas orientação, palestras, um momento de relaxamento e o prazer de fazer uma maquiagem, de conhecer produtos de empreendedores e de se empoderar. Também teremos palestras sobre arboviroses, já que o momento pede que se trabalhe essa questão, para ajudar no combate à dengue”, explica.

 

Vacinação – No espaço da vacinação, no piso L1 do centro comercial, a procura pelos imunizantes era grande, especialmente por mulheres. A médica veterinária Suzana Cláudia Espínola, de 55 anos, aproveitou para atualizar o calendário vacinal, tendo em vista um procedimento hospitalar que fará. “Como médica,  vejo na prática com os animais que trato como a ação é importante. O que quero de bom para eles, eu quero para mim também”.

 

Defesa pessoal – Na quinta-feira (7), das 16h às 17h30, o Espaço Mulher vai receber o workshop de defesa pessoal “A importância de a mulher saber se defender na teoria e na prática". A atividade será promovida pelo projeto Cuidando das Rosas, idealizado pelo professor de jiu-jitsu Delio Lima, que é também coordenador do Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) de Valéria.

 

Além das técnicas de defesa pessoal, a ação vai aprofundar conhecimentos em temáticas como empoderamento feminino e autoestima, ajudando a identificar situações de risco e o estágio de cada uma delas. As inscrições para o workshop podem ser feitas através do link: https://evento.spotmetrics.com/workshopdefesapessoal.

 

Empreendedorismo – O Espaço Mulher também conta com um espaço para mulheres empreendedoras, com um ponto de orientação para pessoas que querem saber mais como empreender com informações técnicas e de programas de recursos financeiros oferecidos pelo município, através da plataforma Compre Delas, desenvolvida pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ). As consultorias acontecem sempre das 14h às 17h.

 

Convidada a expor no local, a dona de casa Joselice Jordão, de 57 anos, trouxe joias de prata para o espaço. “Achei a iniciativa maravilhosa, uma excelente oportunidade para nós, empreendedoras. Eu trabalho com jóias e estou muito confiante, a expectativa é grande e a iniciativa é bem bacana. Comecei a empreender com recursos próprios, e agora vejo o retorno. É gratificante”. Além de Joselice, outras mulheres empreendedoras vão expor produtos nos segmentos de vestuário, bijuterias, bolsas, doces/salgados e aromatizantes.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS