Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

SALVADOR: Saúde inicia simulado para Plano de Contingência das Arboviroses

  

Foto: Bruno Concha/Secom PMS


A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promove, até esta sexta-feira (8), um simulado para validação do novo Plano de Contingência das Arboviroses na capital baiana. A iniciativa inédita reúne autoridades nacionais, internacionais e diversas instituições na Escola de Saúde Pública de Salvador (ESPS), no Comércio, e integra a Mobilização Salvador Contra a Dengue, lançada no dia 28 de fevereiro.

 

Voltado para o fortalecimento das equipes dirigentes e técnicas da SMS diretamente envolvidas com a operacionalização do Plano de Contingência das Arboviroses, o encontro tem o objetivo de simular uma epidemia para identificar lacunas nos sistemas de preparação e construção de respostas utilizando o Plano de Contingência das Arboviroses 2024-2025 como instrumento balizador.

 

A vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, afirmou que o plano de contingência foi estabelecido para que a Saúde possa saber quando, o que e como fazer uma ação em uma eventual emergência das arboviroses zika, dengue e chikungunya. “Nesse plano, a gente simula algumas situações que podem acontecer na vida real e testa se o que a gente previu, se os nossos fluxos são os melhores ou se precisa de alguma adaptação. Estamos aqui com a presença da Organização Pan Americana de Saúde (Opas), com representantes do Ministério da Saúde, do Governo do Estado e do Cosems, uma congregação de todos os secretários municipais, e toda a nossa equipe gestora”.

 

De acordo com a secretária, caso o plano seja aprovado, será realizado um grande trabalho de capacitação das equipes de saúde. “Nós não estamos em situação de emergência, mas estamos nos preparando para que, se a situação existir, estejamos prontos para saber como atuar”.

 

Ana Paula também reforçou a importância da ampliação do público a ser vacinado, após análise do Ministério da Saúde considerando as séries históricas. “A gente pede aos pais e responsáveis que tragam essas crianças e adolescentes para vacinar, de 10 a 14 anos, pois depois da 2ª dose, diminui em até 90% os internamentos e agravamentos nos casos de dengue”.

 

Além da vice-prefeita e secretária da SMS, participam do simulado demais técnicos das pastas e representantes da Secretaria de Vigilância à Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (MS); da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab); do Conselho de Secretários Municipais da Saúde do Estado da Bahia (Comsems/BA), e da Opas.

 

Na programação, além das apresentações simuladas em cenários diversos, haverá exposição da ferramenta de Avaliação Estratégica de Riscos sobre operacionalização de Centros de Operações de Emergência em Saúde (COE), avaliando a composição, estrutura, atuação, quando acionar, fluxos e processos; possibilidades metodológicas, dentre outras pautas estratégicas de operacionalização do Plano.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS