Últimas Notícias

SALVADOR: Saúde inicia simulado para Plano de Contingência das Arboviroses

  

Foto: Bruno Concha/Secom PMS


A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promove, até esta sexta-feira (8), um simulado para validação do novo Plano de Contingência das Arboviroses na capital baiana. A iniciativa inédita reúne autoridades nacionais, internacionais e diversas instituições na Escola de Saúde Pública de Salvador (ESPS), no Comércio, e integra a Mobilização Salvador Contra a Dengue, lançada no dia 28 de fevereiro.

 

Voltado para o fortalecimento das equipes dirigentes e técnicas da SMS diretamente envolvidas com a operacionalização do Plano de Contingência das Arboviroses, o encontro tem o objetivo de simular uma epidemia para identificar lacunas nos sistemas de preparação e construção de respostas utilizando o Plano de Contingência das Arboviroses 2024-2025 como instrumento balizador.

 

A vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, afirmou que o plano de contingência foi estabelecido para que a Saúde possa saber quando, o que e como fazer uma ação em uma eventual emergência das arboviroses zika, dengue e chikungunya. “Nesse plano, a gente simula algumas situações que podem acontecer na vida real e testa se o que a gente previu, se os nossos fluxos são os melhores ou se precisa de alguma adaptação. Estamos aqui com a presença da Organização Pan Americana de Saúde (Opas), com representantes do Ministério da Saúde, do Governo do Estado e do Cosems, uma congregação de todos os secretários municipais, e toda a nossa equipe gestora”.

 

De acordo com a secretária, caso o plano seja aprovado, será realizado um grande trabalho de capacitação das equipes de saúde. “Nós não estamos em situação de emergência, mas estamos nos preparando para que, se a situação existir, estejamos prontos para saber como atuar”.

 

Ana Paula também reforçou a importância da ampliação do público a ser vacinado, após análise do Ministério da Saúde considerando as séries históricas. “A gente pede aos pais e responsáveis que tragam essas crianças e adolescentes para vacinar, de 10 a 14 anos, pois depois da 2ª dose, diminui em até 90% os internamentos e agravamentos nos casos de dengue”.

 

Além da vice-prefeita e secretária da SMS, participam do simulado demais técnicos das pastas e representantes da Secretaria de Vigilância à Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (MS); da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab); do Conselho de Secretários Municipais da Saúde do Estado da Bahia (Comsems/BA), e da Opas.

 

Na programação, além das apresentações simuladas em cenários diversos, haverá exposição da ferramenta de Avaliação Estratégica de Riscos sobre operacionalização de Centros de Operações de Emergência em Saúde (COE), avaliando a composição, estrutura, atuação, quando acionar, fluxos e processos; possibilidades metodológicas, dentre outras pautas estratégicas de operacionalização do Plano.


Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS