Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Salvador:Prefeitura já entregou mais de 400 praças novas ou requalificadas em três anos

Fotos: Lucas Moura/Secom PMS


Desde 2021, a Prefeitura de Salvador tem se empenhado na revitalização e criação de espaços públicos, visando beneficiar as comunidades e oferecer mais opções de lazer nos bairros da cidade. Até este mês de março, foram entregues 406 praças novas ou requalificadas, que se tornaram importantes pontos de encontro e recreação, especialmente para as comunidades mais carentes.

 

No final de fevereiro, por exemplo, foi inaugurado o complexo esportivo e de lazer Raimundo Varela, localizado na Fazenda Grande IV. O local, que recebeu um investimento de R$3,5 milhões, possui um campo de grama sintética, quadra poliesportiva e uma ampla praça. O espaço é uma homenagem ao comunicador Raimundo Varela, falecido em setembro do ano passado, aos 75 anos. 

 

A nova praça do complexo possui esculturas em forma de pássaros em concreto, conjuntos de mesa para jogos e poltronas, além de um vestiário e nove quiosques, incluindo um destinado à comercialização de acarajé. O espaço também oferece um parque infantil completo, com balanço, escorregadeira, gangorra e conjunto de amarelinha. Para os adeptos de atividades físicas, há uma academia de saúde e de ginástica, equipada com simuladores de giro triplo, remada sentada, cavalgada e esquiador individual, entre outros aparelhos.

 

A obra foi realizada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano (Desal) e ainda recebeu uma iluminação moderna, com 68 luminárias em LED e 33 postes de fibra na praça, além de 57 projetores em LED e nove postes de fibra no campo.

 

Compromisso – O presidente da Desal, Virgílio Daltro, ressaltou o compromisso da Prefeitura em revitalizar os espaços públicos e devolvê-los à população. Ele previu que, até o fim deste ano, a gestão municipal alcance a marca de 500 praças entregues em toda a cidade.

 

"Consciente que nem todo mundo tem playground em casa, a Prefeitura passou a tratar o espaço público e devolver ao cidadão. Ali, nas praças, você nota que a comunidade carente faz bastante uso, ela vive nesses espaços. E um detalhe: todo equipamento, em sua maioria, é fabricado pela administração municipal", destacou.


De acordo com o secretário municipal de Manutenção da Cidade (Seman), Lázaro Jezler, a pasta tem contribuído em parceria com a Desal. "Essa contribuição ocorre nas manutenções das praças existentes, nas requalificações e, também, na criação de novos espaços públicos. São ações de paisagismo, plantio de grama e poda de árvores, além de outros serviços no entorno destes equipamentos, como Operação Tapa Buracos, e revisão da rede de drenagem nos logradouros de acesso e ruas transversais", descreveu.

 

Qualidade de vida – Moradores da localidade do complexo Raimundo Varela também elogiaram as melhorias proporcionadas pela nova praça. Treinador de futebol, Alex Conceição mencionou a transformação do campo e o benefício para a comunidade. "Depois de 20 anos, voltei a morar aqui e eu tinha o objetivo fazer um projeto de futebol voluntário. Depois dessa melhoria que foi feita neste campo, posso dizer que estamos no paraíso", elogiou.

 

Com melhores condições de uso do campo, Conceição tem desenvolvido um trabalho de professor de futebol para crianças da região no novo campo. "Eu agradeço à Prefeitura, pois a gente ganhou um campo que em muitos lugares não tem. Aqui, antigamente, era barro, e hoje estamos no paraíso, tudo lindo. Nesta praça, também desenvolvo um treinamento funcional para os moradores no fim da tarde. O que nos resta é cuidarmos", concluiu o treinador.

 

Já Adaíse Conceição Santos, autônoma de 37 anos, salientou a valorização do bairro e a oferta de opções de lazer especialmente para as crianças. "Aqui melhorou muito, se tornou um local mais visto pela comunidade, até pelas pessoas de fora. Essa praça valorizou bastante a região. Agora temos uma área de lazer para as crianças", comemorou a moradora da Fazenda Grande IV.

 

Ela ainda elencou outros benefícios proporcionados pela obra. "Antes, as crianças não tinham onde brincar, sendo obrigadas a brincar em outro bairro, já que aqui não tinha essa opção. Além disso, temos um espaço para a prática de atividades físicas. Então melhorou muito", emendou Adaíse.


 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS