A pesquisa publicada domingo (19) no Bahia Notícias | registro TSE – nº BA 00185/2024 | aponta ampla margem para a reeleição de Keinha (PDT) com 64,5% das intenções de voto, frente aos 12,3% de Zelito Maia (MDB). A pesquisa mediu também a rejeição aos nomes, dando mais ferramentas para analisar o cenário.
Quando a pergunta é: *“Em quem você não votaria de jeito nenhum?”.*
Zelito Maia é citado por 46,3% dos entrevistados, Dr Arthur (UNIAO) por 12,8% e apenas 8,5% citam a prefeita Keinha, aprovada por mais de 80%
Até março desse ano Zelito era um completo desconhecido em Araci, não tem nenhuma experiência na política e nunca disputou um cargo na sua cidade de origem, precisa conseguir visitar as comunidades para se apresentar, conhecer as pessoas, tem muito o que explicar ao eleitorado, quem é ele, o que vem fazendo e principalmente, o que seu grupo político pode fazer por Araci que já conseguiram fazer nas outras cidades onde são governo.
A indicação de Zelito partiu do irmão, Ricardo Maia (MDB), deputado federal, ex-prefeito de Ribeira do Pombal e pai do prefeito de Tucano, Ricardo Filho (PSD). Maia busca ocupar espaços na política regional, manter e expandir sua base para dar sustentação ao seu projeto político.
Maia retirou das mãos do casal Edivaldo e Nenca, ex-prefeitos de Araci, a indicação da cabeça de chapa pela primeira vez em mais de 30 anos, conseguiu em dias o que nenhum aliado jamais havia conseguido.
Logo no início da pré-campanha, um escândalo envolvendo Zelito e a suspeita da falsificação de assinaturas em um contrato de aluguel, usado para poder comprovar residência por alguns meses antes em Araci na transferência do título de eleitor. O processo está tramitando na Justiça Eleitoral e sob investigação da Polícia Civil, a pedido do Ministério Público Eleitoral.
Zelito Maia esteve na Delegacia de Araci há alguns dias, acompanhado de seu advogado para dialogar com as autoridades.
Após semanas de pressão e rejeição interna ao seu nome, o afastamento e retorno as atividades da pré-campanha, Nenca, que não pode se candidatar por inelegibilidade, anuncia o já previsto nome de sua filha Giovana para vice.
Um breve perfil da chapa, vamos analisar novamente os principais números da pesquisa, as intenções de voto.
Keinha com 64,5%, lidera com folga nas intenções de voto, pontua 5.2 vezes mais que o segundo colocado no período, na mesma proporção em que Zelito é o mais rejeitado.
O cenário da pesquisa estimulada tem 14,7% de Indecisos, 12,3% Zelito, 6,3% Brancos/Nulos e 2,2% Dr Arthur. No atual cenário, mesmo juntando a oposição, conquistando todos os Indecisos, Brancos e Nulos, Zelito alcançaria no máximo 35,5% das intenções de voto. Keinha e Gilmara ainda venceriam superando a marca dos 10 mil votos a mais.