Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

SALVADOR: São Gonçalo do Retiro chegará a 720 imóveis reformados pelo Morar Melhor

Foto: Betto Jr./Secom PMS


O bairro São Gonçalo do Retiro foi contemplado com mais 200 casas reformadas pelo Morar Melhor na noite da quinta-feira (23). A entrega foi realizada pelo prefeito Bruno Reis, ao lado de autoridades municipais e de lideranças do bairro. Ao todo, 620 imóveis da região já receberam as melhorias do programa e outras 100 requalificações foram autorizadas pelo prefeito durante a entrega.
 
O programa realizou um dos grandes sonhos de Luiza Braga, de 19 anos, filha de Denise Braga Nunes, de 65 anos, há 35 deles morando no bairro. “Eu tinha pedido muito a Deus em oração e ele me ouviu. Antes o telhado era velho, a porta da frente tinha o vidro quebrado, os quartos não tinham portas e, aos fundos, no lugar de um quartinho velho, foi feita uma área de lazer, coberta, com um jardinzinho e também com uma lavanderia. Dá até para colocar uma rede”, descreveu.
 
Moradora da residência, juntamente com o pai e com a mãe, que está acamada, Luiza destacou a importância dos reparos. “Eu gostei de tudo, mas principalmente da porta do quarto e do banheiro, pois agora eu posso ter mais privacidade. Eu gostei muito também da área de serviço no fundo e do piso que colocaram no banheiro. A casa ganhou outra aparência, está linda, superou as minhas expectativas”.
 
O prefeito ressaltou a emoção em conversar com a família. “Hoje foi um mix de emoção e de muitas risadas. Luiza me disse: ‘Prefeito, minha casa era a mais feia do bairro’. Eu perguntei: E agora, Luiza? ‘Agora é a mais bonita’. Além disso, dona Denise falou algo comum a todas as pessoas contempladas pelo Morar melhor, que quando chovia a casa molhava toda e agora não tem uma infiltração, uma goteira”.
 
Outras ações – Além de autorizar a reforma de mais 100 casas, o prefeito autorizou a implantação de grama sintética no campo do bairro e a realização de vistorias para a construção de escadarias e de contenção de encostas. Outras intervenções importantes já foram realizadas na região nos últimos anos, a exemplo da construção da Unidade de Saúde da Família Padre Maurício Abel, primeira unidade de saúde do bairro, e da construção de uma praça e de uma quadra poliesportiva, incentivando o lazer e a prática esportiva na comunidade.
 
Balanço e critérios – O Morar Melhor já entregou mais de 50 mil casas em mais de 300 localidades. As melhorias realizadas nos imóveis são reboco, pintura, troca do telhado, de kit sanitário (vaso e pia) e troca de portas e janelas. Este ano, já foram beneficiados imóveis em Pirajá, Mirantes de Periperi, Calafate (Fazenda Grande do Retiro), Parque Tercal (Campinas de Pirajá), Buraco da Gia (Brotas), Santa Mônica e Narandiba.
 
São selecionadas pelo programa localidades com maior precariedade nos imóveis e na infraestrutura, com base em dados do IBGE e na observação de campo; com maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento; maior predominância de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza; maior predominância de mulheres chefe de família e maior densidade habitacional. Não são contemplados imóveis em situação de risco, imóveis de aluguel ou famílias que apresentem renda superior a três salários mínimos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS