Últimas Notícias

Boletim da Câmara Municipal de Salvador - 21 de maio de 2024

 

Apresentação da Sefaz aconteceu em audiência pública presidida pelo vereador Daniel Alves

 

A Comissão de Orçamento, Finanças e Fiscalização da Câmara Municipal de Salvador promoveu, na segunda-feira (20), uma audiência pública para apresentação do Relatório de Gestão Fiscal do Primeiro Quadrimestre de 2024, detalhando as receitas e despesas da Prefeitura de Salvador no período.


A audiência, realizada no auditório do Edifício Bahia Center, foi conduzida pelo presidente da Comissão de Orçamento, Finanças e Fiscalização da Câmara Municipal, vereador Daniel Alves (PSDB) e contou com a presença da vereadora Marta Rodrigues (PT).

O vereador Daniel Alves destacou a importância da transparência e do planejamento financeiro para a gestão pública: “A apresentação dos números fiscais é essencial para garantir a transparência e o controle social sobre as finanças municipais. Precisamos acompanhar de perto a execução orçamentária para assegurar que os recursos estão sendo utilizados de maneira eficiente e em benefício da população”.


O documento foi apresentado pelo diretor do Tesouro da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), Ricardo Gois. A reunião contou com a presença da titular da Sefaz, Giovanna Victer, e do subsecretário Daniel Ribeiro.


O relatório mostrou um panorama das finanças municipais, destacando tanto os avanços quanto os desafios enfrentados pela administração. Ricardo Gois detalhou os números que compõem o cenário econômico de Salvador, abordando as principais fontes de receita e os investimentos realizados pela Prefeitura.


O relatório fiscal do primeiro quadrimestre será analisado pela Comissão de Orçamento, Finanças e Fiscalização, que emitirá um parecer sobre a execução orçamentária apresentada.

 

 

 

 

Defensores públicos solicitam apoio dos vereadores

 

A categoria, que está em greve, ocupou a Tribuna Popular da Câmara na tarde de segunda-feira (20)

 

Os defensores públicos baianos estão em greve desde o dia 15 deste mês. A situação da categoria foi relatada pela vice-presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos da Bahia (ADEP-BA), Melisa Teixeira, que ocupou a Tribuna Popular da Câmara na tarde de segunda-feira (20), durante a sessão ordinária presidida pelo vereador Carlos Muniz (PSDB).


Segundo Melisa, a categoria reivindica melhorias na estrutura de trabalho e um aumento no número de defensores. Ela destacou que “a Defensoria é a porta da esperança” para as pessoas que necessitam de justiça. Também solicitou a aprovação, pela Assembleia Legislativa da Bahia, do Projeto de Lei Complementar nº 154/2023, que propõe alterações na Lei Complementar nº 26, de 28 de junho de 2006 (Lei Orgânica e Estatuto da Defensoria Pública do Estado da Bahia), entre outras providências.


Em carta distribuída no Plenário Cosme de Farias, lideranças da ADEP-BA afirmam que, ao longo dos anos, a instituição vem sendo desrespeitada e tratada de forma desigual em comparação com outras carreiras, o que viola diretamente a Constituição Federal de 1988.

A categoria informou que os casos urgentes, como saúde, audiências de custódia e apresentação de adolescentes, serão priorizados, com avaliação periódica dos demais casos.

 

Comentários

 

No comentário da Tribuna Popular, o vereador Duda Sanches (União) afirmou que o governador Jerônimo Rodrigues deveria atender às reivindicações dos defensores públicos, uma “categoria que enfrenta uma missão árdua e difícil”.


O vereador Luiz Carlos Suíca (PT) pediu o aumento no número de defensores públicos e reconheceu a luta da categoria. Seu colega, Augusto Vasconcelos (PCdoB), enfatizou a necessidade de valorizar o trabalho desses profissionais e apoiou a aprovação do Projeto de Lei Complementar nº 154/2023.


Os 13 anos sem reajuste salarial dos defensores públicos foram lembrados com indignação pelo vereador Kiki Bispo (União). A maneira como o governo do Estado da Bahia vem tratando a Defensoria Pública foi criticada pelo vereador Leandro Guerrilha (Republicanos).

A presença de Melisa Teixeira na Tribuna Popular foi possível devido à ausência dos oradores previamente inscritos, Vivian Caroline de Freitas Magalhães e Silvia Santos Ribeiro.


Jovens do Protagonismo da Juventude Republicana, da Região Metropolitana, assistiram à sessão ordinária. Eles acompanhavam o deputado estadual Jurailton Santos (Republicanos).



Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS