Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Central de Acessibilidade de Salvador forma primeira turma de servidores em Libras na próxima terça (4)

Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS


Na próxima terça-feira (4), a Central de Acessibilidade Comunicacional de Salvador (Cacs), que faz parte da Diretoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (DPCD) da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), formará a primeira turma de servidores em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), em cerimônia a ser realizada às 9h, na Arena Aquática de Salvador, na Pituba. O grupo, formado por 11 salva-vidas da Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar), iniciou o curso em março deste ano.
 
A diretora da DPCD, Daiane Pina, afirma que a turma foi formada a pedido da comunidade surda, como forma de ampliar a segurança nas praias de Salvador. Ela destaca que, em um outro momento, os agentes também serão qualificados em audiodescrição e orientação e mobilidade para melhor atender as pessoas com deficiência visual e baixa visão em toda a faixa litorânea de Salvador.
 
"Fizemos o convite e os servidores da Salvamar prontamente aceitaram o desafio, aprenderam e já estão querendo fazer o Libras intermediário. A capacitação visa ampliar a acessibilidade nos serviços municipais e faz parte do Planejamento Estratégico do Município, que vem cumprindo e ampliando o atendimento acessível, respeitando a legislação sobre os direitos das pessoas com deficiência, garantindo segurança, mobilidade e acessibilidade de acordo com o que determina a lei e com aquilo que comunga a gestão municipal", disse a diretora.
 
Para o coordenador da Salvamar, Kailani Dantas, é importantíssimo para a coordenadoria ter essa primeira turma formada em Libras. “A gente percebe e entende que a praia é um local totalmente democrático, pois todas as pessoas buscam esse meio de se divertir. Então uma equipe capacitada para atender melhor a população, passar coordenadas de mar perigoso, de locais apropriados para o banho para esse público é fundamental para fazer uma
uma Prefeitura mais inclusiva em todos os ambientes possíveis", avaliou.
 
Salva-vidas há 16 anos, Luis Antônio de Pinho, de 62 nos, contou que a capacitação foi uma experiência incrível. "Foram dois meses em que aprendi muito, não esperava que fosse tanto. A professora e a intérprete foram sensacionais. É uma sensação agradável poder ajudar as pessoas com deficiência e estou muito feliz e pronto para atender a população".
 
Inclusão – A Central de Acessibilidade Comunicacional de Salvador (Cacs) tem como objetivo promover um avanço na inclusão social de pessoas com deficiência auditiva e visual, proporcionando o desenvolvimento da autonomia e potencialidades desse público na cidade, além de realizar capacitações e garantir atendimentos em audiodescrição e Libras nos serviços públicos municipais. A Cacs fica localizada na Rua Torquato Bahia, no Edifício Amerino Portugal, no Comércio.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS