Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

SALVADOR: Bruno Reis destaca ações para a primeira infância e conquistas do projeto ‘Caminho Legal’

Foto: Betto Jr./ Secom


O prefeito Bruno Reis destacou nesta sexta-feira (10) as ações da gestão municipal e as conquistas do projeto ‘Caminho Legal’ durante um mutirão de pintura promovido pela iniciativa para crianças e moradores no Centro Municipal de Ensino Infantil (CMEI) Olga Benário, no bairro do Doron. A ação contou com a presença de alunos da unidade de ensino e também de pessoas que moram na região. 

O Caminho Legal é liderado pelo Núcleo Especial de Apoio à Primeira Infância (Neapi), da Secretaria de Governo, em parceria com a Global Designing Cities Initiative (GDCI), integrante da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global, com o propósito de tornar os caminhos para creches e pré-escolas mais seguros, lúdicos e envolventes para as crianças e seus cuidadores. Após um amplo engajamento comunitário, envolvendo reuniões com líderes locais, professores, crianças de 4 e 5 anos e outros membros da comunidade, o projeto foi desenvolvido em colaboração com os residentes e partes interessadas da área.

O prefeito afirmou que o Neapi tem a missão de proporcionar desenvolvimento integral das crianças a partir das suas famílias e do meio onde elas vivem, nas suas comunidades e nas suas escolas. “Esse núcleo sugeriu, ao longo desse tempo, uma série de políticas públicas que nós estamos executando. Por exemplo, as praças municipais contam com equipamentos específicos para as crianças que estão na primeira infância. A partir daí, todas as praças que nós inauguramos, já são mais de 500 em Salvador, passaram a ter áreas específicas para a primeira infância”, salientou.

Ele ressaltou ainda a entrega de kits para estudantes, com tênis, mochila e material pedagógico, além do Hospital Maternidade e da Criança, que está em fase de implantação. O prefeito disse que o projeto Caminho Legal tem justamente esse objetivo de proporcionar um futuro melhor para as crianças. 

“Se tem uma coisa que eu aprendi é que tudo que começa bem, termina bem. Eu não tenho dúvidas que o mais importante para a gente priorizar é o início, a formação das nossas crianças para que elas possam ser no futuro, no futuro homens e mulheres de bem, possam ajudar a gente a construir uma sociedade mais justa, menos desigual e melhor para todo mundo”, afirmou.

O Caminho Legal envolve várias medidas, desde intervenções artísticas até melhorias na sinalização viária. Mais de 1500 metros quadrados foram reconquistados para os pedestres com a ampliação e reforma das calçadas, sinalização de faixas de pedestres, plantio de árvores, requalificação da escadaria, drenagem de água pluvial e criação de espaços de convivência e lazer. Essas ações visam melhorar a segurança e acessibilidade para os pedestres, transformando o ambiente urbano em uma área mais acolhedora e agradável para crianças e suas famílias.

“O programa permite um caminho seguro para as crianças, mas também lúdico, simbólico e encantado. Os primeiros mil dias dos pequenos são os mais importantes, por isso nossa gestão tem um comprometimento com essa fase da primeira infância, construindo em conjunto ações que possibilitam mais qualidade de vida, produzindo no coletivo, e no trabalho do dia a dia, políticas públicas concretas”, frisou a vice-prefeita e secretária da Saúde, Ana Paula Matos.

Ações - Beatriz Rodrigues, da Global Designing Cities Initiative, parceira da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, parabenizou a Prefeitura pela iniciativa de priorizar as crianças. “Foi essencial esse engajamento para entender que as pessoas estavam querendo mais espaço de lazer, mais espaço de brincadeira, mais iluminação e arborização e muito mais segurança para as crianças”, afirmou. Ela entregou ao prefeito o Guia de Ruas Para Crianças, desenvolvido pela GDCI. “É um orgulho muito grande para a gente trabalhar com cidades como Salvador e pessoas tão comprometidas”, pontuou. 

A coordenadora do Neapi, Simone Café, afirmou que o Caminho Legal representa um marco na promoção de ruas seguras, inclusivas e acessíveis para todos, especialmente para as crianças na primeira infância. “Ao envolver ativamente a comunidade, desde crianças e cuidadores até moradores, garantimos que as intervenções urbanísticas atendam verdadeiramente às necessidades e desejos de quem utiliza esses espaços. Escutar, reconhecer e incluir as vozes das crianças pequenas como cidadãos ativos na construção de nosso ambiente urbano é essencial para criar um senso de pertencimento e garantir a preservação e sustentabilidade desses espaços no longo prazo”, disse. 

A diretora do Cmei Olga Benário, Viviane Vilas Boas, destacou o carinho que a Prefeitura Municipal tem tido com a primeira infância. A unidade de ensino atende a 275 crianças de 2 a 5 anos. “Então, tudo que está aqui é fruto da escuta do que as nossas crianças desejaram e hoje um sonho infantil está sendo realizado. Então, assim, muito obrigado. A gente está falando da revitalização do entorno do Cmei, a gente está falando de quais memórias estão sendo construídas a partir de agora com as nossas crianças. Isso que está aqui é o que elas levarão nas memórias ao longo da vida”, disse.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS