Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Boletim da Câmara Municipal de Salvador - 3 de maio de 2024





 

Carlos Muniz faz visitas de cortesia

aos presidentes do TRE e TJ da Bahia

 

O presidente da Câmara afirma que o objetivo é estreitar a relação entre o Legislativo Municipal 

e o Poder Judiciário

 

O presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Carlos Muniz (PSDB), fez na quinta-feira (2) uma visita de cortesia ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto. O encontro ocorreu na sede do TRE, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Em seguida, Carlos Muniz teve uma audiência com a presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargadora Cynthia Maria Pina Resende. A reunião ocorreu na sede do TJ, localizada também no CAB.

“Quero agradecer ao presidente do TRE, desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto, pela receptividade. Assim como eu, ele ascendeu à presidência no momento certo. Neste sentido, temos histórias parecidas. Pretendemos ter harmonia entre os poderes Legislativo e Judiciário. Portanto, é importante essa conversa entre dois amigos para estreitar mais as relações”, disse Carlos Muniz.

O desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto afirmou que estava muito contente com a visita de Carlos Muniz. “Trata-se de um amigo que passou diversos percalços para estar onde conseguiu chegar”, disse. “Com relação às eleições que se aproximam, estamos com muita segurança e serenidade. Temos conhecimento das dificuldades que vamos encontrar, mas estamos preparados. Pois temos um corpo de magistrados e servidores que estão atentos a tudo que está acontecendo. Com certeza faremos uma eleição com transparência e com toda a comodidade ao eleitor”, avaliou.

No dia 29 de abril, Carlos Muniz foi uma das autoridades presentes na posse de Abelardo Paulo da Matta Neto como presidente do TRE-BA.

 

Audiência no TJ

 

A audiência com a presidente do TJ-BA, desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, integra uma série de visitas institucionais que Carlos Muniz faz a autoridades de outros poderes públicos desde que assumiu a presidência da Câmara Municipal de Salvador. “Respeitamos muito a independência dos poderes. Entretanto, o diálogo é fundamental na democracia e quem ganha com isso é a nossa cidade. Parabenizo a desembargadora Cynthia Maria Pina Resende pela condução deste órgão fundamental para o Estado de Direito”, disse Carlos Muniz.

O tom da conversa também foi de estreitamento das relações entre os poderes Legislativo e Judiciário e a importância da harmonia.

No dia 14 de novembro de 2023, Carlos Muniz também integrou a Mesa das autoridades presentes na posse de Cynthia Maria Pina Resende na presidência do TJ-BA.

Nas duas audiências de quinta-feira, Carlos Muniz entregou às autoridades o livro Memorial da Câmara Municipal de Salvador, de autoria de Affonso Ruy.

 

_________________________________________________________________________________________

 

Leandro Guerrilha é o novo líder do partido Republicanos

 

Vereador também assume a vice-liderança do governo na Câmara Municipal de Salvador

 

O vereador Leandro Guerrilha assumiu, na quinta-feira (2), a liderança do partido Republicanos na Câmara Municipal de Salvador e vai comandar a bancada com cinco outros parlamentares. Guerrilha acumula a 2ª vice-liderança do governo na Casa, formalizada no dia 8 de abril.

“É uma satisfação ser escolhido como líder em um partido como o Republicanos, que tem cinco vereadores. Como sempre, manterei o empenho e diálogo com os meus pares ao lado do prefeito Bruno Reis para a gente avançar ainda mais. Além da fé que nos une, a bancada está ainda mais fortalecida em defesa das famílias na Câmara Municipal e eu tenho certeza que vou honrar a confiança de todos”, pontuou Leandro Guerrilha, que também é membro da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na Câmara Municipal.

O Republicanos tinha quatro integrantes, mas com a saída de Alberto Braga (agora na suplência) para o União Brasil e a filiação de outros dois parlamentares, a bancada aumentou e agora possui cinco vereadores. Além de Leandro Guerrilha (ex-PP) e Alfredo Mangueira (ex-MDB), que se filiaram com a janela partidária que terminou no dia 6 de abril, a legenda manteve Ireuda Silva, Julio Santos e o presidente municipal do Republicanos, Luiz Carlos, que retornou à Casa Legislativa após deixar a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas.

 

________________________________________________________________________________________

 

Ireuda reforça importância de ampliar

participação feminina na política

 

“Precisamos enfrentar os obstáculos estruturais”, diz vereadora

 

A vereadora Ireuda Silva (Republicanos), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, expressou preocupação com a baixa presença de mulheres entre os pré-candidatos às prefeituras das capitais brasileiras. De acordo com um levantamento realizado pelo jornal Folha de SP, dos 172 pré-candidatos cotados para disputar as prefeituras nas capitais dos 26 estados, apenas 37 são mulheres, representando 20% do total.

Ireuda destaca que essa sub-representação não apenas reflete as desigualdades históricas de gênero na política, mas também evidencia a necessidade urgente de incentivar e apoiar ativamente as mulheres que desejam ingressar na vida pública.

“É preocupante observar que as mulheres continuam sendo apenas uma pequena parcela dos pré-candidatos às prefeituras das capitais. Precisamos reconhecer e enfrentar os obstáculos estruturais e culturais que impedem a plena participação das mulheres na política”, ressaltou a parlamentar.

A vereadora destaca a importância de implementar medidas concretas para promover a participação das mulheres na política, incluindo o financiamento público de campanhas, programas de capacitação política e mentoria para pré-candidatas. Além disso, ela enfatiza a necessidade de uma maior conscientização sobre a importância da representatividade feminina para a construção de sociedades mais igualitárias e democráticas.

“Ao garantir uma representação mais equitativa das mulheres na política, estamos fortalecendo não apenas a democracia, mas também promovendo a igualdade em todas as esferas da sociedade. Devemos trabalhar juntos para criar um ambiente político inclusivo e diversificado, onde as vozes e experiências das mulheres sejam valorizadas e respeitadas”, concluiu.

 

 

 

Suíca marca presença em eventos do Dia dos Trabalhadores

 

Vereador acompanhou agendas na quarta-feira (1)

e lembra legado de Mãe Stella de Oxóssi

 

O vereador Luiz Carlos Suíca (PT) acompanhou, na quarta-feira (1º de maio), alguns eventos do Dia dos Trabalhadores, celebrado na data. A Caminhada na Barra em defesa da democracia com a Central Única dos Trabalhadores da Bahia (CUT-BA), procissão de São José Operário, Lavagem da Rua Hilda e Festival de Samba, todos em Pernambués, e o Festival Cultural em São Cristóvão foram algumas das agendas acompanhadas. Na quinta-feira (2), o vereador comentou sobre cada evento, e afirmou ter ajudado a descentralizar os festejos com multidões concentradas em bairros da capital baiana.

“Temos Salvador como referência na luta pela democracia. E o dia dedicado aos trabalhadores não poderia ser diferente. Foram inúmeras atividades, que levaram lazer e diversão, além da fé com a procissão de São José Operário, padroeiro dos trabalhadores.  Uma multidão caminhou pelas ruas de Pernambués para celebrar o santo padroeiro. O Mandato da Gente e o Sindilimp-BA marcaram presença e defenderam o projeto de lei que regulamenta a profissão de gari e margarida no país. Essa é uma das nossas maiores batalhas, pois envolve o Congresso Nacional”, declara Suíca, que também lembrou de Mãe Stella de Oxóssi, que faria aniversário no dia 2 de maio.

De acordo com Suíca e a direção do Sindilimp-BA, Mãe Stella ajudou o movimento dos trabalhadores que foram demitidos em 1998, de forma sumária. Ela defendeu os demitidos e ainda ajudou no processo de reivindicação. “Nos ajudou muito. Lembrar de Mãe Stella é também lembrar da força desta mulher que lutou contra o racismo e a intolerância religiosa, além de ter uma ligação direta com movimentos sociais, sindicais e de defesa da democracia”, destaca o parlamentar.

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS