Últimas Notícias

SALVADOR: Cerimônia simbólica marca pré-abertura do 2 de Julho com entrega de novas tochas

Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS


 
Um ato simbólico na quinta-feira (27) marcou a pré-abertura da programação em celebração ao 2 de Julho – Independência do Brasil na Bahia. A cerimônia, realizada pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) no Memorial Pavilhão Dois de Julho, na Lapinha, também celebrou a colaboração entre diversos municípios que fazem parte do processo histórico, destacando a entrega das novas tochas que guiarão o percurso dos fogos simbólicos.
 
Criadas pelo renomado artista plástico Ray Vianna, as peças não apenas homenageiam a tradição, mas também inovam com um design que combina estética e funcionalidade. "Fui procurado pela FGM para criar as novas tochas e me senti muito honrado com esse desafio. Procurei trazer uma nova abordagem estética, utilizando o latão envelhecido e o jacarandá, evocando a tradição e a funcionalidade necessária para o evento”, disse Vianna.
 
Para o presidente da FGM, Fernando Guerreiro, o 2 de Julho representa um marco histórico para Salvador e para a Bahia, celebrando a participação popular na conquista da Independência do Brasil. O gestor ressaltou a participação histórica das cidades no processo e o reconhecimento da atuação dos povos do Litoral Norte, ocorrida recentemente, resultou na adoção de dois percursos que fazem parte da programação cívica.
 
"Desde o ano passado, além do Recôncavo, a gente acrescentou o Litoral Norte nos festejos. Com isso, a gente revisita e traz mais luz à história, ressaltando a importância dessas cidades no processo de independência”, declarou Guerreiro. Estiveram presentes ainda no evento os representantes dos municípios de Cachoeira e Mata de São João, representando as rotas oeste e norte, respectivamente.
 
Atrações – Os festejos deste ano prometem um espetáculo memorável, com destaque para o "Ao Pé do Caboclo", apresentado pelo Balé Folclórico da Bahia e que reunirá mais de 200 artistas no sábado (29) e domingo (30), na Praça 2 de Julho (Campo Grande), às 19h. A programação reúne ainda o Te Deum, na Catedral Basílica (Centro Histórico), e a chegada do Fogo Simbólico em Pirajá, na segunda (1º); o cortejo cívico-cultural com o acendimento da Pira dop Fogo Simbólico, no Campo Grande; e as atividade culturais que seguem até a Volta da Cabocla (Campo Grande/Lapinha), no dia 5, e a Festa de Labatut (Pirajá), entre os dias 12 a 14 de julho.
 
Confira a programação completa:
 
29 e 30 de junho (sábado e domingo)
19h - Espetáculo de Dança “Ao pé do caboclo” (Balé Folclórico da Bahia)
Local: Praça do Campo Grande
 
30 de junho (domingo)
7h - Saída do Fogo Simbólico, vindo a leste via Recôncavo baiano, e a norte a partir da cidade de Mata de São João, ambas com destino a Pirajá.
 
1º de julho (segunda)
 
9h – Celebração do Te Deum com Participação do Coral da Basílica do Bonfim – Igreja da Catedral da Sé, no Terreiro de Jesus.
 
12h – Encontro dos Fogos Simbólicos do Recôncavo Leste e Recôncavo Norte, em Simões Filho.
 
16h – Cerimônia Cívica de Chegada do Fogo Simbólico, no Largo de Pirajá com Hasteamento das Bandeiras por Autoridades e Execução do Hino Nacional pela Banda de Música da Polícia Militar da Bahia; Acendimento da Pira e Colocação de Flores no túmulo do General Labatut, pelas autoridades presentes; e inauguração do Painel de Pirajá.
 
17h – Show do Cortejo Afro, no Palco Largo de Pirajá.
 
2 de julho – manhã (terça-feira)
 
6h – Alvorada com Queima de Fogos, no Palco Largo da Lapinha;
 
7h – Organização do Cortejo Cívico na Lapinha.
 
8h – Cerimônias Cívicas – Hasteamento das bandeiras por Autoridades, com execução do Hino Nacional pela Banda de Música da Marinha do Brasil.
 
9h – Início do Desfile Cívico com participação dos Caboclos de Itaparica, Museu Vivo na Cidade, Fanfarras Municipais, Estaduais e da Região Metropolitana de Salvador, Grupos Populares.
 
Concurso de Fachadas decoradas no percurso compreendido entre o Largo da Lapinha e o Terreiro de Jesus.
 
Homenagem aos Heróis da Independência - Breve parada em frente ao Convento da Soledade.
 
Homenagem da Ordem Terceira do Carmo - Breve parada em frente à Ordem para pronunciamento de um membro da Instituição.
 
Homenagem da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos – Breve parada em frente à Igreja.
 
9h às 12h - Apresentação performática de teatro Dois do Sete.
 
11h30 – Recolhimento dos carros emblemáticos dos Caboclos nos caramanchões da Praça Thomé de Souza.
 
12h – Toré em Homenagem aos Caboclos.
 
2 de julho – tarde (terça-feira)
 
13h – Concentração do Cortejo Cívico
 
13h30– Início do Desfile Cívico com participação dos Caboclos de Itaparica, Museu Vivo na Cidade, Fanfarras Municipais e Estaduais. Breve parada em frente ao Instituto Geográfico e Histórico da Bahia.
 
14h – 2º Festival de Fanfarras e Balizas, na Avenida Sete de Setembro.
 
15h – Cerimônia Cívica no 2º Distrito Naval
 
16h – Cerimônias Cívicas no Campo Grande: Chegada dos Carros dos Caboclos; hasteamento das Bandeiras por autoridades; execução do Hino Nacional pelas Bandas de Música da Marinha, Exército e Aeronáutica; colocação de coroas de flores no Monumento ao 2 de Julho pelas autoridades presentes; acendimento da pira do Fogo Simbólico pela paratleta cega Iracema Vilaronga; execução do Hino ao 2 de Julho: Coral da PM/BA com acompanhamento da Banda de Música Wanderley da Polícia Militar da Bahia.
 
17h30 às 21h30 – Encontro de Filarmônicas com Maestro Fred Dantas - participação da Banda de Música da Guarda Municipal, Filarmônica Ambiental de Camaçari, Filarmônica Ribeirinhos do Vale do São Francisco (Xique-Xique), Filarmônica Lyra Ceciliana (Cachoeira), Filarmônica Guerreiros do Sol (Dias D’Ávila) e Oficina de Frevos e Dobrados.
 
3 de julho (quarta-feira)
 
17h – Apresentação do Coral da Cidade do Salvador, na Praça 2 de Julho (Campo Grande).
 
18h – Show do Cantor Gerônimo e Banda Mont Serrat, em Homenagem ao 2 de Julho, na Praça 2 de Julho (Campo Grande).
 
19h – Baile da Independência com Orquestra do Maestro Fred Dantas e convidados, na Praça 2 de Julho (Campo Grande).
 
4 de julho (quinta-feira)
 
19h – Show especial com Mariene de Castro, na Praça 2 de Julho (Campo Grande).
 
5 de julho (sexta-feira)
 
18h – Volta da Cabocla - retorno dos carros dos Caboclos do Campo Grande para o Pavilhão da Lapinha com a participação da Orquestra do Maestro Reginaldo de Xangô.
 
20h – Samba de Caboclo no Largo da Lapinha.
 
12 a 14 de julho (sexta a domingo)
 

Festa de Labatut, no final de Linha de Pirajá.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS