Últimas Notícias

Salvador é finalista em prêmio internacional com Plano Afro; votação popular termina nesta segunda (1º)

Foto: Lucas Moura/Secom PMS

O Plano Afro de Salvador, que deu origem ao programa de Desenvolvimento do Afroturismo da cidade, está na reta final do Prêmio Boas Práticas na Participação Cidadã, do Observatório Internacional da Democracia Participativa (OIDP). O Plano Afro concorre na categoria “gênero e cuidado”. A votação vai até a meia noite desta segunda-feira (1º). Para validar o voto no Plano Afro, é necessário realizar um cadastro, e também selecionar outras quatro iniciativas, de outras cidades.

 
Iniciativa da Prefeitura de Salvador, o Plano de Desenvolvimento do Afroturismo é responsável pela criação de programas como o Salvador Capital Afro, o AfroBiz, o Afroestima e o Rolê Afro. Foram destinados US$2,7 milhões para a implementação do Plano de Desenvolvimento do Turismo Afro, que contempla capacitação técnica e profissional, fortalecimento do empreendedorismo, desenvolvimento de ações de promoção e marketing, estruturação de espaços de marketing, financiamento, apoio e geração de incentivos fiscais, dentre outros. 
 
Para o subsecretário de Cultura e Turismo (Secult) e coordenador do Salvador Capital Afro, Walter Júnior, ser finalista do prêmio já é um reconhecimento do impacto que o programa e todas as ações deles têm na vida da população soteropolitana. “O Plano Afro e todas as ações vinculadas ao programa Salvador Capital Afro demarcam um modelo de construção colaborativa, com metodologias de participação ativa, e resultaram em uma política pública municipal hoje reconhecida por diversas organizações nacionais e internacionais”, destacou.
 
O prêmio, que está na 18ª edição, visa reconhecer políticas públicas implementadas por governos locais e regionais no campo da democracia participativa, bem como dar visibilidade a essas práticas de uma forma mais direta e levando-as a outros governos como exemplos a serem reproduzidos, fortalecendo as conexões entre si. Os finalistas já foram analisados previamente por um júri, que selecionou 40 iniciativas, divididas em cinco categorias.
 
Uma nova avaliação será feita pelo júri, que levará em consideração a votação popular. O prêmio será entregue em uma cerimônia a ser realizada entre os dias 17 e 19 de outubro, em Valongo, Portugal.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS