Últimas Notícias

SALVADOR: Presidente Carlos Muniz representa a Câmara Municipal de Salvador no cortejo do 2 de Julho de 2024

Foto: Reginaldo Ipê

Na Lapinha, o presidente do Legislativo unicipal destacou a importância da data para a história da Bahia e do Brasil

 

O presidente da Câmara Municipal de Salvador, Carlos Muniz (PSDB), participa ao lado de colegas vereadores das comemorações pelo 2 de Julho, na manhã desta terça-feira (2). No Largo da Lapinha, as celebrações pelos 201 anos da Independência do Brasil na Bahia tiveram início às 6h com a tradicional alvorada com fogos.


A programação seguiu com hasteamento de bandeiras e execução dos hinos Nacional e Hino ao 2 de Julho pela Banda dos Fuzileiros Navais. Carlos Muniz participou do ato ao lado do prefeito Bruno Reis, do governador Jerônimo Rodrigues, do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Adolfo Menezes, e do presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), Joaci Góes, entre outras autoridades.


“Por mais um ano, vamos às ruas celebrar a data mais importante para a Bahia e uma das mais importantes para o país”, disse o presidente da Câmara Municipal de Salvador ao deixar a Lapinha. “Assim como aconteceu no passado, a força do povo baiano, heroico e lutador, é reafirmada nas ruas, com intensa participação popular no cortejo, puxado pelo caboclo e pela cabocla, símbolos do nosso povo, nossa fé. Viva os baianos, viva a democracia”, completou Muniz.


Após a cerimônia na Lapinha, que incluiu colocação de flores ao monumento do General Labatut, o cortejo cívico partiu levando os carros dos caboclos em direção à Praça Thomé de Souza, na frente da Câmara Municipal de Salvador, onde os símbolos da celebração ao 2 de Julho são recolhidos ao caramanchão montado especialmente para a data e termina a primeira parte do desfile.


A festa que marca a consolidação da Independência do Brasil na Bahia reúne a população, entidades culturais, movimentos sociais e autoridades políticas. Iniciada no dia 29, sob a coordenação da Fundação Gregório de Mattos, a programação dos festejos conta com atividades cívicas, pedagógicas e artístico-culturais e segue até o dia 5 de julho.

 

Praça Thomé de Souza

 

Após a pausa em frente à Câmara Municipal de Salvador, o cortejo será retomado em direção ao Campo Grande, a partir das 13h30, com uma breve parada em frente ao Instituto Geográfico e Histórico da Bahia. Durante o percurso, entre a Avenida 7 de Setembro, no trecho entre a Praça Castro Alves e o Campo Grande, acontece o 2º Festival de Fanfarras e Balizas.


Às 16h, ocorre a cerimônia no Largo do Campo Grande, seguida da chegada dos carros dos caboclos, deposição de coroas de flores no Monumento ao 2 de Julho pelas autoridades, com o posterior acendimento da Pira do Fogo Simbólico. Neste ano, a chama será acesa pela primeira triatleta com deficiência visual da Bahia, Ira Vilaronga.


Às 17h30, acontece Encontro de Filarmônicas com Maestro Fred Dantas e participação da Banda de Música da Guarda Municipal, Filarmônica Ambiental de Camaçari, Filarmônica Ribeirinhos do Vale do São Francisco (Xique-Xique), Filarmônica Lyra Ceciliana (Cachoeira), Filarmônica Guerreiros do Sol (Dias D’Ávila) e Oficina de Frevos e Dobrados.


Os caboclos ficam no Campo Grande até o dia 5 de julho, quando retornam em cortejo para o Memorial Pavilhão 2 de Julho, na Lapinha.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS