Foto: Lucas Moura/Secom PMS |
A Maratona Salvador, que acontece no dia 22 de setembro com saída do Parque dos Ventos, na Boca do Rio, contará com uma mudança no percurso na edição 2024. O trajeto dos 42km, que anteriormente contemplavam o trecho da Avenida Centenário/Dique do Tororó, voltará a ser cumprido apenas na orla, no trecho entre a Sereia de Itapuã e o Farol da Barra.
O diretor técnico da Maratona Salvador, Douglas Cerqueira, explica que o percurso deste ano é muito semelhante ao de 2022 e foi retomado devido ao avanço nas obras de requalificação na região de Pituaçu. Para ele, o trajeto está mais convidativo para todos. “Poder correr num percurso mais próximo do plano, sem compartilhamento da via com os carros, mais conforto devido ao microclima e ainda com todo o visual da orla de Salvador, sem dúvida, gera um encantamento ainda maior para todos os atletas, seja daqui ou de fora”, avalia.
Cerqueira lembra ainda que é um percurso que possibilita aos atletas conhecer os pontos turísticos, o que pode até ajudar no desempenho da prova. Além disso, ele dá uma dica importante aos atletas que vão correr não só os 42km, mas também a meia maratona (21km), e as corridas de 5km e 10km.
"Esse ano nós fechamos uma parceria com o (aplicativo) Strava e o corredor pode consultar cada um dos quatro percursos na plataforma, enxergando todos os locais por onde ele vai passar, onde ficam os pontos de hidratação com isotônico e gel de carboidrato. Além disso, ele enxerga ainda a altimetria, que é justamente as subidas e descidas que envolvem o trajeto. Essa é sempre uma preocupação do corredor: entender qual vai ser o nível de desgaste que ele vai ter na prova e o Strava permite isso através dos mapas", declara.
Morador de Patamares, o educador físico Ricardo Falcão, de 40 anos, conta que a Maratona Salvador 2024 será a 12ª competição a participar e aprovou a retomada da orla como percurso oficial. "Na verdade, essa prova, para nós de Salvador, só por levar o nome da cidade representa demais. Quem for correr pode se sentir privilegiado, porque no critério beleza está acima da média, e com a requalificação ficará ainda mais bonita. Quem já correu maratonas em outros estados do Brasil sabe que a beleza impulsiona e o percurso faz parte do trabalho mental na prova", diz.
O professor de Educação Física Carlos Albuquerque, o Chokito, já conta com quase 100 alunos inscritos na Maratona deste ano apenas nos 42km. Para ele, o percurso, principalmente para quem conhece a cidade, é pensado em três parâmetros: "o pertencimento de um evento da cidade, sendo realizado justamente no ponto de maior beleza, na orla, é algo a mais que nenhuma outra cidade no Brasil contempla; a logística de entregar visibilidade, tanto no aspecto demográfico visual para a prova e para o corredor, pois ele consegue entregar fator motivacional maior na performance; e passar pelos pontos comuns de treinamento e bairros onde reside ou frequenta, com uma memória afetiva positiva. Com certeza, vai ser uma das melhores maratonas desde a primeira edição".
Balanço – Até esta quarta-feira (31), a Maratona Salvador já contabiliza pouco mais de 7,5 mil pessoas inscritas. Deste número, 1,5 mil vão correr a maratona e, outros 3,5 mil, a meia maratona (21km). Presente no Calendário de Turismo Esportivo da cidade e com apoio da Prefeitura de Salvador, por meio da Empresa Salvador Turismo (Saltur), a corrida chega à 6ª edição e deverá reunir mais de dez mil competidores de todo o Brasil. O evento oferece provas de 5 km, 10 km, 21 km (meia maratona) e 42 km (maratona).
Os interessados podem se inscrever até o dia 15 de setembro, através do site oficial da prova (http://maratonasalvador.com), onde é possível obter mais informações sobre a competição. Os atletas de elite interessados em participar devem enviar documentação comprobatória. Quem se inscrever tem direito a um kit com camiseta, número de peito com chip e medalha a ser entregue após a conclusão da prova.
Tags:
Salvador