Últimas Notícias

CGU registra 571 denúncias de assédio sexual em órgãos públicos federais em 2024

Foto: CMC

Nos primeiros oito meses de 2024, a Controladoria-Geral da União (CGU) recebeu 571 denúncias e reclamações relacionadas a assédio sexual em órgãos públicos federais no Brasil. O levantamento foi feito por meio do painel “Resolveu?”, que reúne dados de 173 ouvidorias de ministérios, universidades, autarquias e empresas estatais.

Dentre os relatos, 97% são denúncias e 2,5% reclamações. No ranking de ouvidorias com mais registros, a Universidade Federal de Rondônia (UNIR) lidera com 32 casos, seguida pelo Ministério da Saúde e pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ambas com 20 ocorrências. A própria CGU também recebeu 20 denúncias ou reclamações de assédio sexual.

A maioria dos relatos está relacionada a “condutas de natureza sexual”, com 246 representações. Outros temas incluem assédio moral e conduta docente. O levantamento também inclui dados de órgãos estaduais, registrando 142 denúncias e quatro reclamações de assédio sexual no mesmo período.

A plataforma oferece poucas informações sobre o perfil dos denunciantes. Cerca de 74,91% dos casos não registraram informações raciais. Dos 88 que informaram a identidade de gênero, 75% eram mulheres e 25% homens. Entre os órgãos estaduais, a Secretaria de Educação do Amazonas (SEDUC) lidera o ranking com 24 ocorrências, seguida pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) com 21 casos. Informações via bahianoticias.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
REGIONAIS BAHIA 2024.2
Jaguaripe
REGIONAIS BAHIA 2024.2
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS