Tv: ALERJ |
O deputado Renan Jordy (bolsonarista) foi acusado de fazer um gesto racista em direção ao colega Renato Machado (PT), que é negro, durante uma sessão na Assembleia Legislativa. A situação ocorreu enquanto Machado discursava sobre a concessão de uma medalha em homenagem à cantora e influenciadora Jojo Todynho, que recentemente declarou ser de direita. A denúncia foi feita pela coluna de Guilherme Amado, do portal Metrópoles.
Em um vídeo do incidente, Jordy é visto encarando Machado, apontando para o próprio paletó preto e fazendo um movimento que teria sugerido uma associação ao tom de pele de Machado. Em resposta, o petista afirmou que acionará o Ministério Público do Rio de Janeiro por conta do ocorrido.
Jordy, por sua vez, negou as acusações de racismo, alegando que o gesto tinha a intenção de zombar da situação, como se estivesse tremendo de medo, e que não haveria lógica em ser racista enquanto discutia a homenagem a uma mulher negra. Ele ainda declarou: "Eu disse que a esquerda tem uma senzala ideológica, em que coloca o negro que não é de esquerda". Informações via bnews.