Foto: Receita Federal |
A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (18), a Operação Camisaria, visando combater crimes contra o sistema de previdência social em quatro municípios do Maranhão. As investigações, iniciadas em abril de 2024, revelaram que uma organização criminosa aliciava idosos vulneráveis e em situação de rua para se passarem por beneficiários do INSS, utilizando documentos de identidade falsificados com suas fotos para enganar funcionários bancários.
O grupo criminoso realizava saques e contraía empréstimos bancários em nome dos falsos beneficiários, enquanto os idosos recebiam apenas uma pequena quantia antes de serem abandonados novamente nas ruas. A PF mobilizou 70 agentes para cumprir 20 mandados de busca e apreensão nas cidades de São Luís, São José de Ribamar, Santa Rita e Guimarães.
Se comprovadas as suspeitas, os envolvidos poderão ser processados por crimes de estelionato majorado contra o INSS, falsificação de documentos públicos e associação criminosa, com penas que podem ultrapassar 15 anos de prisão.