Foto: PF |
Na manhã desta quinta-feira (5), a Polícia Federal iniciou uma nova fase da Operação Rota Guarani com o objetivo de combater o contrabando de cigarros e medicamentos provenientes do Paraguai, que são vendidos ilegalmente em Feira de Santana e região. A ação envolve o cumprimento de mandados de busca e apreensão, além de bloqueio de valores em contas bancárias, emitidos pela 2ª Vara Federal de Feira de Santana. Os envolvidos na investigação serão indiciados por crimes de contrabando e falsificação de medicamentos, cujas penas podem variar conforme a gravidade dos delitos.
A operação é um desdobramento de uma fase anterior deflagrada em junho de 2023, quando fornecedores responsáveis pelo contrabando foram identificados. A maioria dos suspeitos já possui antecedentes criminais relacionados a esses crimes.
Em paralelo, a Polícia Federal também deflagra a Operação Fumo Ilegal, que combate o contrabando de cigarros do Paraguai, com foco em uma associação criminosa que ocultava os produtos em um depósito de bebidas. A ação conta com a participação de 34 policiais e cumpre seis mandados de busca e apreensão emitidos pela 17ª Vara Federal Criminal da Bahia.