Últimas Notícias

Processo de descontinuação da ViaBahia nas BRs 324 e 116 é coordenado pelo Ministério dos Transportes

Foto: Filipe Luiz


O processo de descontinuação da concessão das BRs 324 e 116 à ViaBahia está sendo liderado pelo Ministério dos Transportes, apesar de o anúncio recente ter sido feito pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa. A previsão é que a concessionária continue a gerir os trechos até 31 de dezembro de 2024. A partir do início de 2025, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) deve assumir e iniciar intervenções para melhorar as condições de tráfego nas rodovias.

De acordo com a Casa Civil, o processo ainda depende de uma votação no plenário do Tribunal de Contas da União (TCU), que analisa, desde o ano passado, um pedido de reequilíbrio do contrato de concessão. A decisão, no entanto, ainda não foi tomada. O Ministério dos Transportes e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) também participam das discussões.

A concessão, iniciada em 2009, sempre foi alvo de críticas de motoristas e da classe política devido à má gestão e atrasos em obras, como a duplicação da BR-116 e a revitalização da BR-324. A concessionária não aceitou o acordo proposto, levando à decisão de descontinuação, anunciada por Rui Costa durante uma agenda em Vitória da Conquista. O processo de distrato está sendo encaminhado ao TCU para aprovação final.

Informações via metro1.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
REGIONAIS BAHIA 2024.2
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS