Foto: Divulgação |
O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) protocolou uma denúncia contra o McDonald's, exigindo que a rede cumpra a Resolução da Anvisa que determina a inclusão de alertas sobre os riscos à saúde em anúncios de produtos com altos níveis de açúcar, gorduras e sódio. A denúncia foi feita à Vigilância Sanitária do Distrito Federal.
Esses "alertas sanitários" devem constar em todas as formas de publicidade, incluindo cupons de desconto, promovidos tanto em plataformas digitais quanto em aplicativos móveis. O Idec acusa o McDonald's de omitir informações importantes, o que incentivaria o consumo de itens prejudiciais à saúde sem a devida transparência.
“Infelizmente, esse é mais um exemplo de uma grande marca lucrando às custas dos direitos e, nesse caso, até da saúde de pessoas consumidoras", afirmou Ana Maria Maya, especialista do programa de Alimentação Saudável e Sustentável do Idec. Segundo ela, os alertas permitem que consumidores tomem decisões alimentares mais informadas e conscientes dos riscos associados ao consumo excessivo desses produtos.