Foto: Reprodução / atarde |
A promotora de Justiça, Thelma Leal, explicou que o MP-BA está conduzindo dois grupos de trabalho (GT da Fonte Nova e GT do Barradão) focados em definir uma classificação de risco para os jogos, que ajudará a formular o esquema de segurança adequado. A promotora demonstrou otimismo em relação ao possível acordo entre os envolvidos, o que permitiria o retorno da torcida visitante nos clássicos do próximo ano.
Desde 2017, a torcida mista foi suspensa nos clássicos após um incidente envolvendo violência entre torcedores, que resultou na morte de um torcedor do Bahia. Em 2018, o retorno das torcidas adversárias foi brevemente autorizado, mas novas brigas, incluindo uma confusão generalizada entre os jogadores, levaram à suspensão da prática. Após a pandemia, os clássicos foram retomados com torcida única por questões de segurança.
Em 2023, a discussão voltou à tona, com o apoio de autoridades, como o governador Jerônimo Rodrigues, e o MP-BA realizou reuniões sobre o tema, ainda sem acordo definitivo.