Foto: Thuane Maria | GOVBA |
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), reuniu-se com chefes e comandantes das forças de segurança do estado nesta quinta-feira (24) para discutir o andamento das ações de segurança pública. A reunião ocorreu no Centro de Operações e Inteligência (COI) no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.
Segundo o governador, o estado tem intensificado investimentos em áreas essenciais, como armamentos, viaturas, equipamentos de proteção e novas unidades, com o objetivo de reforçar a segurança. “Todos nós, juntos, estamos buscando o que a Bahia espera, sem medir qualquer tipo de sacrifício para que os investimentos aconteçam”, afirmou.
O secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, ressaltou a importância da integração entre as forças de segurança, que incluem a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnica, Bombeiros Militar e Polícia Penal, além do apoio de órgãos federais e municipais. Segundo Werner, essa cooperação tem sido crucial no combate às facções criminosas e na redução de crimes contra a vida e o patrimônio.
Durante o encontro, foi feito um balanço das ações de segurança realizadas entre janeiro e outubro de 2024, com destaque para a redução de mortes violentas, que caíram de 3.941 para 3.519 em comparação ao mesmo período do ano anterior. Outros índices também apresentaram queda, como roubo de veículos (-15%), roubo a banco (-77,8%), roubo de carga (-42%) e roubo a ônibus (-36%).