Últimas Notícias

Quociente eleitoral: Entenda porque o vereador mais votado de Feira de Santana ganhou, mas não levou

 

Jhonatas Monteiro não atingiu o quociente eleitoral necessário para garantir uma vaga na Câmara Municipal  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Redes Sociais


No último domingo (06), os eleitores de Feira de Santana, a 100 Km de Salvador, assim como das demais cidades do Brasil, foram as urnas escolher prefeito e vereadores. Entretanto, um fato inusitado chamou a atenção: O vereador mais votado não foi eleito.

Com a totalidade das urnas apuradas, Jhonatas Monteiro, do PSOL, obteve 10.980 votos, o equivalente a 3,31%, cerca de 4,5 mil a mais do que o segundo colocado, que acabou sendo eleito em primeiro lugar. O psolista sequer ficou como suplente.

Resultado TSE
Resultado TSE

Por que isso aconteceu?

No Brasil, as eleições para as Câmaras Municipais, Assembleias Legislativas e  Câmara dos Deputados observam o sistema proporcional de votação, que leva em consideração os votos diretamente recebidos pelos candidatos, mas também  depende do conjunto de votos nos partidos e federações.


O número de assentos que um partido conquista no legislativo depende do número de votos que a legenda obtém como um todo. Ou seja, quando o eleitor vai à urna e vota em um candidato ou candidata, ele também está determinando a quantidade de cadeiras que o partido daquele candidato ou candidata terá. Esse é o quociente eleitoral.

Vejamos:

Considerando uma cidade com 10 mil votos válidos (sem brancos ou nulos) e 10 vagas na Câmara Municipal, o "quociente eleitoral" é calculado a partir da divisão da quantidade total de votos válidos, ou seja, 10 mil, pela quantidade de assentos, 10.

Desta forma, cada legenda ou federação precisa de, no mínimo, 1 mil votos para garantir uma cadeira. Lembrando que, após a distribuição inicial dos assentos, algumas vagas ainda podem sobrar.

Observando o cenário eleitoral da 'Princesa do Sertão', Feira de Santana teve 332.051 votos válidos para vereador e 21 cadeiras na Câmara Municipal em disputa. Assim, cada partido ou federação deveria obter, pelo menos,  mais de 15 mil votos para eleger um vereador.

Divulgação/Câmara Municipal de Feira de Santana
Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS