Foto: Reprodução |
Um estudo publicado nesta terça-feira (5) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) revelou que o consumo de álcool é responsável por aproximadamente 12 mortes por hora no Brasil. Intitulado *Estimação dos custos diretos e indiretos atribuíveis ao consumo do álcool no Brasil*, o levantamento foi conduzido pelo pesquisador Eduardo Nilson, do Programa de Alimentação, Nutrição e Cultura (Palin) da Fiocruz, a pedido das empresas Vital Strategies e ACT Promoção da Saúde.
O estudo utilizou dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), apontando que, em 2019, mais de 104 mil mortes no país foram atribuídas ao consumo de álcool, com homens representando 86% desses casos. A análise relaciona o álcool a doenças cardiovasculares, acidentes e violência, enquanto para as mulheres (14% dos casos), o álcool foi associado a doenças cardiovasculares e diversos tipos de câncer.
Eduardo Nilson destaca que a pesquisa utilizou uma abordagem conservadora, baseando-se exclusivamente em dados oficiais de fontes públicas, como o Sistema Único de Saúde (SUS) e pesquisas populacionais do IBGE, e considerando apenas os gastos federais.