O Ministério da Educação (MEC) vai implementar o programa "Pé-de-Meia Licenciatura", parte da política "Mais Professores", que busca valorizar a carreira docente. O programa oferecerá um auxílio de R$ 1.050 mensais para estudantes de licenciatura.
Os valores serão divididos em duas partes:
- Uma parcela poderá ser sacada mensalmente;
- A outra será retida como uma espécie de poupança para o estudante.
Os critérios para adesão e detalhes operacionais serão apresentados em uma coletiva do MEC e do Inep na próxima segunda-feira (13), às 10h, simultaneamente à divulgação dos resultados do Enem 2024.
O programa "Mais Professores" será lançado em um evento no Palácio do Planalto na terça-feira (14), com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Durante a cerimônia, as condições para receber o benefício também serão detalhadas.
O modelo do "Pé-de-Meia Licenciatura" é inspirado no programa já existente para estudantes do ensino médio, que atualmente paga R$ 200 mensais a cerca de 4 milhões de alunos. Em um evento na Bahia em outubro de 2024, o presidente Lula reforçou a importância do programa, afirmando que ele é um investimento essencial para o futuro do país:
“Ficaria muito mais caro gastar fazendo cadeia para prender a meninada que não teve oportunidade do que investir na escola."
O programa é mais um passo na estratégia do governo para atrair e reter futuros professores, oferecendo incentivos financeiros que valorizam a formação educacional e fortalecem o sistema de ensino.