Últimas Notícias

Curso capacita profissionais de saúde para atendimento de pessoas com doença falciforme



O Centro Estadual de Referência às Pessoas com Doença Falciforme Rilza Valentim (CERPDF/HEMOBA) promove, nesta quinta-feira (20), o curso de capacitação “Cuidado Integral na Doença Falciforme: Multidisciplinaridade e Ações Práticas” para profissionais das unidades de saúde de Teixeira de Freitas e região. A formação, com carga horária de 8 horas, será realizada na modalidade a distância, com aulas síncronas, e tem o objetivo de qualificar o atendimento às pessoas com doença falciforme, fortalecendo o cuidado multiprofissional integrado e humanizado na atenção básica dos municípios.
A capacitação abordará os principais aspectos clínicos, sociais e psicológicos da doença falciforme, entre eles o manejo de eventos agudos, assistência odontológica, farmacêutica e psicológica, atenção integral e redes de cuidado. Também serão discutidas políticas públicas municipais voltadas para essa população, além de estratégias interdisciplinares e a troca de experiências entre as diferentes categorias profissionais.
As aulas expositivas e dialogadas, conduzidas por especialistas de cada área, tratarão de temas como: diagnóstico e fisiopatologia da doença falciforme, diretrizes terapêuticas e transfusão sanguínea, impactos na saúde bucal, profilaxia de infecções odontológicas, suporte psicológico para pacientes e familiares, benefícios sociais, papel do assistente social, políticas públicas municipais e censo da população com doença falciforme, redes de atenção e linhas de cuidado, além da atuação da enfermagem e o uso racional de medicamentos.
Parte do projeto de descentralização e regionalização do atendimento às pessoas com doença falciforme, o curso também será oferecido em Porto Seguro, Xique-Xique, Valença e Jequié. A iniciativa busca fortalecer a integração entre os serviços de atenção básica e hospitalar, ampliar a adesão ao tratamento, melhorar a qualidade de vida dos pacientes, promover o diagnóstico precoce, reduzir complicações agudas e implantar protocolos municipais alinhados às diretrizes nacionais.
Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS