Últimas Notícias

BOLETIM CÂMARA SALVADOR: Fila da regulação, motofaixas e instalação de CEIs dominam debate na Câmara



Pronunciamentos ocorreram na sessão ordinária desta terça-feira, dia 22


A fila da regulação, motofaixas e a defesa pela instalação de Comissões  Especiais de Inquérito (CEIs) dominaram o debate na Câmara Municipal de Salvador, na 26ª Sessão Ordinária, realizada na tarde desta terça-feira (22), no auditório do Centro de Cultura, presidida pelo vereador Carlos Muniz (PSDB). 

O vereador Randerson Leal (Podemos), autor do Projeto de Lei nº 156/2024, anunciou a implementação de três novas faixas azuis, espaços exclusivos para motocicletas em vias de grande circulação: Avenida Juracy Magalhães, Anita Garibaldi e da Luiz Eduardo Magalhães. 

“Acredito que em maio a Prefeitura vá instalar as motofaixas nas Avenidas Juracy Magalhães, Anita Garibaldi e Luiz Eduardo Magalhães. Tenho certeza que essa faixa veio para ficar, trazendo melhor fluidez no trânsito de Salvador, melhorando a mobilidade urbana da capital e mais ainda, trazendo mais segurança para quem transita com motos aqui em nossa cidade. Vou além, leva a segurança também para quem conduz carros automotivos, porque vai acabar aquela disputa entre carros e motos nas principais avenidas da cidade”, destacou Randerson.  

Ele disse ainda que em 30 dias de implantação da primeira motofaixa, na Avenida Bonocô, foi registrada uma redução de 60% no número de acidentes. 

O vereador Anderson Ninho (PDT), por sua vez, voltou a chamar atenção para o que considera crise no sistema de regulação da saúde pública da Bahia. No Pinga-Fogo, relatou um caso pessoal que, segundo ele, evidencia “a ineficiência” do modelo atual e a impotência de autoridades frente à responsabilidade estadual sobre o tema.

“Pasmem: o tio de minha esposa está na regulação, provando que vereador não tem poder, não tem como resolver a questão da regulação e nessa situação estão milhares de pessoas”, desabafou Anderson Ninho, na sessão, ao classificar o sistema como ‘fila da morte’. 


CEIS


Durante a sessão, vereadores de governo e oposição tentaram defender a instalação de Comissões Especiais de Investigação (CEIs). Segundo o vereador Claudio Tinoco (União Brasil), uma comissão tem que ser instalada para apurar a demora na implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do Subúrbio. 

Já as vereadoras Marta Rodrigues (PT) e Aladilce Souza (PCdoB), da bancada da oposição, endossaram o pedido por uma investigação na Secretaria Municipal de Educação, com base na operação Overclean. 

Diante do debate, o presidente da Câmara, vereador Carlos Muniz, assegurou que com 14 assinaturas, qualquer CEI terá seu aval para ser instalada na Casa.


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------///


Audiência pública debate avanços no turismo de Salvador


Comissão da Câmara promove segundo encontro da série de discussões sobre o setor


O fortalecimento do turismo em Salvador voltou à pauta da Câmara Municipal nesta terça-feira (22), com a realização da segunda audiência pública promovida pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Relações Internacionais. A atividade, conduzida pelo presidente do colegiado, vereador João Cláudio Bacelar (Podemos), reuniu representantes de entidades do setor para discutir a realidade atual do turismo na capital baiana e suas principais demandas.

O encontro contou com a presença de integrantes da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), da Federação Baiana de Turismo e Hospitalidade (Fetur), Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (FeBHA), Associação do Centro Histórico Empreendedor (ACHE) e Associação Baiana dos Auditores Fiscais Municipais (ABAM). Estiveram presentes também os vereadores Cezar Leite (PL), Randerson Leal (Podemos), Claudio Tinoco (União), Marta Rodrigues (PT), Aladilce Souza (PCdoB) e o vereador licenciado Alberto Braga.

Durante a audiência, a diretora da ABIH, Alcina Mendes, destacou o crescimento do fluxo turístico na cidade e o impacto positivo para a economia. “Isso traz para a rede hoteleira um maior faturamento, o que, consequentemente, aumenta o emprego e a renda. A hotelaria corresponde a 8% da economia do Estado, portanto, tem que ter, sim, oportunidade de fala”, defendeu.

Ela também elogiou o projeto Capacita, que promove qualificação para trabalhadores do setor, e apresentou uma série de demandas da entidade, como melhorias na mobilidade urbana, requalificação de áreas turísticas como o Pelourinho e a Barra, ampliação da malha aérea e o reforço na segurança pública. “É importante trazer uma malha aérea mais eficiente e investir em iluminação e capacitação para um atendimento mais sensível e cuidadoso ao turista”, pontuou.

Já o presidente da ACHE, Leonardo Reyes, celebrou a retomada do turismo e reforçou a importância de fomentar o empreendedorismo no Centro Histórico. “É preciso transformar essa região num grande vetor de desenvolvimento econômico. O Centro Histórico também é para os soteropolitanos, que precisam valorizá-lo, conhecê-lo, marcar presença e aproveitar sua cultura, arte e gastronomia”, afirmou.

O vereador João Cláudio Bacelar agradeceu as contribuições e ressaltou que a proposta das audiências é servir como “um espaço democrático de construção coletiva”. “A intenção do nosso debate é ouvir todas as entidades, tratar das questões pontuais, mas principalmente pensar no macro. Queremos fazer o soteropolitano se sentir um turista satisfeito em sua cidade e atrair visitantes de fora que ajudem a divulgar Salvador pelo mundo”, disse.


Próximos encontros


Até o mês de maio, a comissão realizará novos encontros com representantes de diversos segmentos ligados ao trade turístico. O objetivo é reunir sugestões e demandas para elaboração de um relatório final com propostas que contribuam para o planejamento e desenvolvimento do setor na cidade.

O próximo encontro será realizado no dia 29 de abril, com a presença da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ABBTUR), Sindicato dos Empregados das Empresas de Turismo do Município de Salvador (Sindetur) e Conselho Baiano de Turismo (CBTur).


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------///


Carlos Muniz lamenta 

morte do papa Francisco


Segundo o presidente da Câmara, “o mundo se despede de um homem que dedicou sua vida à fé, à paz e à dignidade humana”


O presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Carlos Muniz (PSDB), emitiu uma nota de pesar pelo falecimento do papa Francisco. O pontífice, primeiro latino-americano a ocupar o cargo, faleceu aos 88 anos, na madrugada de segunda-feira (21), em sua residência oficial, a Casa Santa Marta, no Vaticano, em Roma.

“O mundo se despede de um homem extraordinário, que dedicou sua vida à fé, à paz e à dignidade humana. O papa Francisco foi símbolo de humildade, simplicidade e coragem. Ensinou-nos, com palavras e atitudes, que o verdadeiro poder está no serviço e que não há caminho mais nobre do que o do amor ao próximo”, frisou.

O parlamentar afirmou: “Como cristão e como cidadão de uma cidade marcada pela espiritualidade e diversidade religiosa, como Salvador, uno-me a milhões de corações enlutados pela perda deste líder que tocou o mundo com sua compaixão, lucidez e exemplo de vida. Que Deus o receba em Sua infinita misericórdia, e que seu legado continue a inspirar gerações”.



-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------///


Aladilce sugere nome 

de rua papa Francisco


Vereadora também vai apresentar uma moção de pesar em razão da morte do pontífice


Ao lamentar a morte do papa Francisco, primeiro pontífice latino-americano e jesuíta a ocupar o mais alto posto da Igreja Católica, desde 2013, a vereadora Aladilce Souza (PCdoB) destacou o fato de ele ter representado “novos ares à Igreja, guiando-a com simplicidade, humildade e firme compromisso com os mais pobres, os marginalizados e o cuidado com a criação”.

Ela informou que irá protocolar uma moção de pesar e também um projeto de lei atribuindo o nome do papa Francisco a uma rua de Salvador, por considerá-lo “um dos líderes religiosos mais influentes do século XXI, que, por meio de sua liderança, promoveu uma mensagem de paz, inclusão, compaixão e defesa dos mais vulneráveis”.

O argentino Jorge Mario Bergoglio foi o 266º papa da Igreja Católica e, segundo Aladilce, exerceu um papel transformador no cenário mundial, sendo reconhecido por seu compromisso com a justiça social, o meio ambiente, os direitos humanos e o diálogo inter-religioso.

“Sua trajetória como pontífice e sua postura diante das questões mais urgentes do mundo contemporâneo – como a pobreza, as desigualdades sociais, as mudanças climáticas e a promoção de uma cultura de paz – inspiraram pessoas de diversas culturas e crenças”, justificou a vereadora ao sugerir a homenagem.


Diversidade


Dar o nome de “Rua Papa Francisco” a uma via pública da capital baiana representa, para a vereadora, líder da bancada da oposição na Câmara Municipal, um reconhecimento de sua importância não só para a Igreja Católica, mas para a sociedade global, além de reforçar os valores de fraternidade, compaixão e respeito ao próximo.

“A homenagem se justifica por ser Salvador uma cidade marcada por sua diversidade cultural, religiosa e pela sua relevância no contexto da fé católica no Brasil. Como uma das cidades mais antigas e tradicionais do país, guarda uma forte identidade religiosa e histórica que se alinha com os princípios defendidos por papa Francisco”, acrescentou.

A iniciativa visa “perpetuar a memória de um homem que, por meio de sua liderança, deixou um legado imenso para o Brasil e o mundo, além de reforçar a importância de valores universais que buscam transformar a realidade das pessoas, especialmente aquelas mais marginalizadas”.

Além disso, explicou a vereadora, a proposta contribuirá para a manutenção e o fortalecimento da memória histórica, social e religiosa da cidade, “promovendo um espaço de reflexão e reconhecimento que será apreciado por todos os cidadãos, independentemente de sua religião ou origem”.

Na moção de pesar, Aladilce ressaltou que o papa Francisco destacou-se por sua postura aberta ao diálogo, por seus esforços em prol da paz, da justiça social, do combate à desigualdade e da preservação do meio ambiente.

“Seu testemunho de fé aliou a tradição da Igreja a uma atuação pastoral acolhedora, fraterna e sensível aos desafios do mundo contemporâneo. O papa Francisco inspirou não apenas católicos, mas pessoas de todas as crenças, ao reafirmar valores universais como a compaixão, a misericórdia e a solidariedade. Sua morte representa uma perda imensurável para a Igreja e para a humanidade, especialmente em tempos de incertezas e polarizações”.



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------////


Câmara homenageia em sessão os

377 anos do Exército Brasileiro 


Atividade legislativa presidida pelo vereador Téo Senna reuniu autoridades civis e militares 


O Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador foi palco, na noite do dia 16, de uma sessão especial em homenagem aos 377 anos do Exército Brasileiro. Proposta e conduzida pelo vereador Téo Senna (PSDB), a atividade legislativa reuniu autoridades civis e militares em um momento de reconhecimento à história, bravura e dedicação da Força Terrestre do país.

Durante seu discurso, Téo Senna destacou a importância histórica do Exército para o Brasil, ressaltando seu papel na defesa da soberania nacional, no apoio à população em momentos de crise e na promoção da cidadania. “Esta é uma data que não pode passar despercebida, pois celebra não apenas a criação de uma instituição militar, mas a gênese de um compromisso duradouro com a pátria. O Exército é o braço forte que protege e a mão amiga que acolhe”, afirmou.

O parlamentar também enalteceu a atuação da Força Terrestre não apenas em tempos de guerra, mas em ações humanitárias e de suporte à sociedade. “Em tragédias ambientais, no combate à seca, na pandemia, o Exército esteve ao lado da população com solidariedade, coragem e disciplina. São mais de 200 mil homens e mulheres em todo o país que escolheram servir ao Brasil”, declarou.

Representando o Exército, o general André Luiz Ribeiro agradeceu pela homenagem e ressaltou a importância simbólica e histórica da data. “Como comandante da 6ª Região Militar e soldado da ativa mais antigo no estado da Bahia, é com orgulho que agradeço ao vereador Téo Senna pela proposição desta sessão. O reconhecimento a esta instituição valoriza o bem mais precioso que temos: as pessoas que a compõem”, pontuou o general.

Ele também mencionou as ações realizadas em Salvador em alusão ao Dia do Exército, como a grande ação cívico-social no Parque da Cidade, que atendeu mais de três mil pessoas em parceria com diversos órgãos públicos e privados; a apresentação da Banda da 6ª Região Militar no Shopping Salvador; a missa campal com a imagem peregrina do Senhor do Bonfim; e a solenidade no 19º Batalhão de Caçadores, onde civis e militares foram agraciados com honrarias.

“A Câmara Municipal de Salvador e o Exército Brasileiro caminham juntos, irmanados pelo ideal de bem servir à população. Esta homenagem muito nos alegra, nos orgulha e nos impulsiona a seguir firmes em nossa missão”, concluiu o general Ribeiro.

A sessão especial marcou o encerramento oficial das comemorações do Dia do Exército na capital baiana e reafirmou os laços de parceria entre o Legislativo de Salvador e a 6ª Região Militar, a mais antiga do Brasil. A Banda de Música da 6ª Região Militar abrilhantou a cerimônia com a execução do Hino da Bahia.


Mesa


Além do vereador Téo Senna e do general Ribeiro, compuseram a mesa de trabalho o coronel-aviador Saulo Vinicius Sobreira, comandante da Base Aérea de Salvador; o coronel André Luís Cajazeira, chefe do Estado-Maior da 6ª Região Militar; o delegado-geral da Polícia Civil, André Viana; o diretor-geral da Câmara de Salvador, Adriano Gallo; e o vereador licenciado e atual secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas, Luiz Carlos.


--------------------------------------------------------------------------------------------------////

Ireuda Silva propõe criação do 

Espaço Mulher Empreendedora 


Iniciativa tem foco nas trabalhadoras de feiras e mercados de Salvador


Com o objetivo de fortalecer a autonomia econômica feminina e combater a desigualdade de gênero, a vereadora Ireuda Silva (Republicanos), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, apresentou o Projeto de Indicação nº 170/2025 que propõe a criação do Espaço Mulher Empreendedora nas feiras livres e mercados municipais de Salvador.

De acordo com a vereadora, a proposta busca reservar bancas ou boxes específicos para mulheres empreendedoras, especialmente aquelas da economia informal que vivem nas periferias e comunidades tradicionais da cidade. “Muitas dessas mulheres são chefes de família e enfrentam grandes obstáculos para garantir renda e acesso a espaços de comercialização adequados”, disse Ireuda.

Segundo a parlamentar, o projeto visa garantir um ambiente estruturado e digno para que essas mulheres possam vender seus produtos, gerando renda e fortalecendo suas trajetórias de independência financeira. “É uma forma de valorizar o trabalho feminino e reconhecer o papel dessas mulheres na economia local, especialmente em contextos de vulnerabilidade social”, justificou.

Além de promover a inclusão produtiva, a matéria abre caminhos para parcerias com iniciativas de capacitação, acesso ao microcrédito e incentivo à formalização, contribuindo para o fortalecimento da cidadania.

O Espaço Mulher Empreendedora também pretende valorizar as tradições culturais e gastronômicas da cidade, já que muitas mulheres atuam na produção de comidas típicas, artesanato e produtos naturais.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------////

Feira de Artesanato reúne expositores 

independentes no Centro de Cultura


De 22 a 25 de abril, o espaço se transforma em vitrine da criatividade de artesãos vindos de diferentes comunidades


O foyer do Centro de Cultura Vereador Manuel Querino, na Praça Thomé de Souza, recebe, entre os dias 22 e 25 de abril, a 4ª edição da Feira de Artesanato, promovida pelo Grupo de Artesãos Independentes.

O evento reúne artesãos de diversos bairros da capital baiana, que irão expor e comercializar produtos feitos à mão, como peças em crochê, cerâmica, cartonagem, costura criativa, flores artesanais, roupas infantis, laços e itens de maquiagem, entre outros. A feira também se destaca por oferecer sugestões de presentes originais para o Dia das Mães, comemorado no próximo mês.

Coordenada por Elma Silva do Carmo, moradora do bairro de Cajazeiras, a feira tem como objetivo valorizar o trabalho artesanal local e criar um espaço de visibilidade para os profissionais do segmento. “A feira é uma oportunidade para que os visitantes conheçam de perto a diversidade e a qualidade do artesanato produzido em Salvador”, afirmou a organizadora.

Com entrada gratuita, a programação busca estimular o consumo consciente e o apoio aos pequenos empreendedores. O Centro de Cultura da Câmara Municipal está localizado ao lado do Elevador Lacerda, um dos principais pontos turísticos da cidade.




---------------------------
INFORMAÇÕES ENVIADAS AO SITE PIRÔPO NEWS BAHIA 

DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE SALVADOR 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS