Últimas Notícias

Gripe aviária: Uruguai, Chile e mais países suspendem compras de frango do Brasil

 




Gripe aviária: RS instala barreiras de desinfecção após foco do vírus em granja; saiba como funciona

Serão sete estruturas montadas a partir de sábado (17). Primeiro caso da doença foi identificado em uma granja comercial, no município de Montenegro. Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) declarou emergência zoossanitária no município.




Neste sábado (17), começa a instalação de barreiras de desinfecção em estradas do interior de Montenegro, cidade do Vale do Caí que teve a confirmação de um foco de gripe aviária H5N1 em uma granja comercial. O objetivo é conter o vírus na região.




O H5N1 é um subtipo do vírus Influenza que atinge, predominantemente, as aves. Os vírus Influenza são divididos entre os de Baixa Patogenicidade (LPAI, leve) e os de Alta Patogenicidade (HPAI, grave).


"Nós não fomos pegos de surpresa, setor produtivo e comercial", explica o secretário adjunto de Agricultura do RS, Márcio Madalena. "Sabíamos que, pela questão das aves migratórias, provavelmente em maio haveria a possibilidade de ocorrência de casos de síndrome respiratória de aves no nosso estado", diz.


O aviário que registrou o primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial no Brasil tinha 17 mil aves — e todas morreram —, informou a Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul em entrevista coletiva na manhã de sexta-feira (16). O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) declarou emergência zoossanitária no município.


A reportagem confirmou que o foco inicial da gripe aviária no RS é de uma granja que tem vínculo com a Vibra Foods, em Montenegro. A RBS TV tenta contato com a empresa, mas ainda não obteve retorno.

Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS