Quarta fase da Operação Overclean apura fraude em verbas parlamentares e mira gestores e ex-gestores municipais baianos
Segundo a PF, os gestores são suspeitos de integrar um esquema de fraudes em licitações, desvio de verbas públicas, corrupção e lavagem de dinheiro. As investigações apontam que o grupo teria facilitado o pagamento de propinas em troca da liberação de emendas parlamentares destinadas aos municípios de Boquira, Ibipitanga e Paratinga, entre 2021 e 2024.
Ainda conforme a corporação, o ex-prefeito de Paratinga, Marcel José Carneiro de Carvalho, foi alvo de mandado de busca e apreensão nesta etapa da operação.
Em entrevista à CNN Brasil, o deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) confirmou o afastamento, por decisão do STF, de um assessor de seu gabinete. Ele declarou que o servidor era “de sua extrema confiança” e atuava desde o início do seu mandato como coordenador da equipe parlamentar.
O parlamentar também confirmou que teve o sigilo telefônico quebrado no âmbito das apurações. “Foi uma surpresa, porque minhas emendas sempre foram destinadas aos municípios onde sou votado, onde tenho representação. Sempre mandei recursos para essas regiões”, afirmou.
De acordo com a Polícia Federal, os crimes investigados incluem:
Organização criminosa
Corrupção ativa e passiva
Peculato
Fraude em licitações e contratos administrativos
Lavagem de dinheiro
As medidas judiciais foram determinadas para aprofundar a apuração sobre o suposto esquema de direcionamento de verbas e envolvimento de agentes políticos com empresas beneficiadas irregularmente.