Últimas Notícias

“A desigualdade apequena o Brasil”* afirmou Felipe Freitas, secretário de Justiça da Bahia, durante lançamento de campanha contra o tráfico de pessoas

 



O evento ocorreu na última sexta em Salvador e reuniu instituições públicas e organizações da sociedade civil para o anúncio de ações voltadas ao combate e à conscientização sobre o tráfico de pessoas ao longo de todo o mês.


Durante o lançamento da Campanha Coração Azul, o secretário Felipe Freitas analisou o momento político do país e comentou as medidas propostas pelo presidente  Lula para combater desigualdades históricas e promover justiça social. “ Não podemos permitir que a desigualdade reduza as possibilidades de sermos uma nação efetivamente desenvolvida. O Brasil precisa enfrentar o debate sobre a política tributária e impedir que os pobres paguem sozinhos a conta  do nosso país” afirmou Felipe Freitas. 


Na última semana a Câmara dos Deputados e o Senado Federal derrubaram três decretos publicados pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) alterando as alíquotas do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). O governo reagiu anunciando, através da Advocacia-Geral da União (AGU), quem proporá  ação no Supremo Tribunal Federal (STF) com pedido de declaração de constitucionalidade do Decreto Presidencial nº 12.499/2025, que alterou as alíquotas e que também requer, em caráter liminar, o reconhecimento da inconstitucionalidade do Decreto Legislativo nº 176/2025, que suspendeu os efeitos do ato do Executivo sobre o tributo.


De acordo com o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, o debate levantado no bojo da derrubada dos decretos presidenciais sobre o IOF apontam para diferentes dimensões da desigualdade no país e fomenta a discussão sobre taxação das grandes fortunas e outras medidas. 


“O Brasil é menor por conta da sua desigualdade. A desigualdade apequena o Brasil. A desigualdade impede o desenvolvimento das nossas possibilidades. Portanto, promover justiça e igualdade é uma agenda fundamental e isso coloca o tema dos direitos humanos também na pauta, que coloca no centro da discussão que o valor fundamental é o valor da vida. É isso que nós estamos dizendo hoje, que a vida é o centro da nossa ação pública.” afirmou secretário Felipe Freitas. 


As declarações do secretário ocorreram dias após o Partido dos Trabalhadores ter iniciado um amplo debate nacional sobre as desigualdades da estrutura tributária do país e sobre a necessidade de políticas públicas de promoção da justiça social e proteção aos mais vulneráveis.

Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS