Últimas Notícias

Prefeitura de Salvador repassa recursos para manter IGHB em funcionamento




Fotos: Betto Jr./ Secom PMS

Reportagem: Gilvan Santos e Thiago Souza/ Secom PMS

 

A Prefeitura de Salvador firmou nesta terça-feira (1º) parceria junto ao Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), situado na Praça da Piedade, para repasse de recursos municipais. O investimento inicial será de R$400 mil e vai custear a manutenção e atividades promovidas por esta que, além de centenária, é uma das principais entidades culturais do estado.

 

O ato de assinatura do contrato ocorreu na sede do instituto e contou com as presenças do prefeito Bruno Reis, da vice-prefeita e secretária municipal de Cultura e Turismo (Secult), Ana Paula Matos, e do presidente do IGHB, Joaci Góes.

 

“O IGHB estava na iminência de fechar as suas portas, pela suspensão dos repasses destinados em lei para manutenção do instituto pelo estado. A Prefeitura assume mais esta responsabilidade de atribuição, para garantir a preservação da nossa história. Aqui, nesta instituição, estão arquivos e registros históricos, seja através de jornais, de livros, de imagens, quadros, monumentos, da história da nossa Independência da Bahia. Na véspera do 2 de Julho, não poderia haver um momento mais adequado e propício para assinarmos essa ordem para repasse dos recursos”, destacou Bruno Reis.

 

Na ocasião, o prefeito assumiu o compromisso de viabilizar mais investimentos, desta vez para restaurar o prédio do IGHB. “Também vamos aprovar, seja pelo Viva Cultura municipal, seja em leis de incentivos, como a Rouanet, um projeto para a digitalização dos livros históricos e todos os arquivos do instituto para preservar, eternizar e permitir que todos possam ter acesso às informações da história do povo baiano”, acrescentou.

 

Memória – Fundado em 13 de maio de 1894, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia é qualificado como organização da sociedade civil de interesse público (Oscip), sem fins lucrativos, conforme a Lei Federal nº 9.790. Tem como finalidade a promoção de estudos, do desenvolvimento e difusão dos conhecimentos de Geografia, de História e Ciências afins, além da defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico baiano e brasileiro.

 

O lugar possui a maior coleção de jornais e o maior acervo cartográfico do estado. Na Biblioteca Ruy Barbosa e Arquivo Histórico Theodoro Sampaio estão milhares de títulos e imagens à disposição do público. O IGHB ainda edita livros e periódicos, além de promover encontros e congressos relacionados com a geografia e a história da Bahia. A instituição é guardiã do Pavilhão 2 de Julho, no Largo da Lapinha, onde estão os dois principais símbolos do 2 de Julho: o Caboclo e a Cabocla.

 

“O IGHB é considerado a mais importante instituição cultural da Bahia e do Nordeste, a partir da data da sua fundação em 1894 até 1946, quando finalmente foi criada a Universidade Federal da Bahia. E essa instituição viveu sempre uma história de protagonismo. A tal ponto que, em 1994, o projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa transformou a obrigação do Estado da Bahia de financiar o custeio anual da operação dessa instituição para limpeza, pagamento dos salários, pagamento de água e luz. Pela primeira vez, há um ano e meio, essa posição foi negada pela Secretaria de Cultura estadual”, afirmou Joaci Goés, acrescentando que a questão foi judicializada.

 

A vice-prefeita e titular da Secult, Ana Paula Matos, reforçou o reconhecimento internacional que Salvador tem pelo próprio patrimônio histórico e do papel do segmento cultural para além de eventos de rua.

 

“A cultura é muito maior do que isso. É um funcionamento de um povo. É nela onde a gente se reconhece. São os nossos signos, nossos significados, a nossa história. Aqui no IGHB não só se guardam documentos, aqui se faz história, se constrói futuro respeitando o passado. Materializamos esse patrocínio que vai ajudar o instituto a se manter até o final deste ano. Esse é um passo importante para que a gente possa, de fato, melhorar ainda mais as condições desse querido local, cujas portas estão sempre abertas para receber alunos e toda a sociedade”, pontuou Ana Paula Matos.

Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS